São Máximo, bispo de Turim, +séc. V

São Máximo, bispo de Turim, que nasceu mais ou menos nos meados do século IV no Piemonte e morreu entre 408 e 423, é considerado o fundador da diocese de Turim, erigida pela iniciativa de santo Ambrósio e de santo Eusébio de Vercelli, de quem o próprio São Máximo se declarava discípulo. Do seu grande empenho apostólico dão testemunho os numerosos sermões e homilias, escritos com estilo claro e persuasivo, nos quais se percebe um caráter manso e benévolo, que sabe todavia reprovar e advertir com firmeza e às vezes com sutil ironia. Ele exorta seus fiéis, amedrontados pela aproximação do exército dos bárbaros a empunhar as armas do “jejum, da oração e da misericórdia” e aos medrosos que se apressavam a fugir da cidade diz: “É injusto e ímpio o filho que abandona a mãe no perigo. A pátria é sempre uma doce mãe.” Quando tratava dos temas de catequese dogmática, a sua palavra iluminadora hauria plenamente das páginas da Sagrada Escrituras, que interpretava com perfeita ortodoxia.
São Próspero da Aquitânia

São Próspero nasceu na Aquitânia, França, no século IV; foi contemporâneo e discípulo de Santo Agostinho. Filósofo e poeta, escreveu várias obras. Em 426 combateu os erros doutrinais e de interpretação dos Evangelhos divulgados por Pelágio, entre os quais a crença que negava a necessidade da graça divina e do pecado original. A esse respeito deixou-nos a obra “Carmen de Ingratis”.
Por volta do ano de 435 mudou-se para Roma e escreveu um comentário e apreciação dos Salmos, chamado “Enarrationes”. Compôs também uma obra sobre Santo Agostinho, no qual apresenta o pensamento do Doutor da Igreja.
São Próspero faleceu por volta do ano 455.
Oração
Deus, Pai, Abba ! Eu hoje Vos louvo dizendo com o Salmista:
“Senhor, meu coração não se enche de orgulho, meu olhar não se levanta arrogante. Não procuro grandezas, nem coisas superiores a mim. Ao contrário, mantenho em calma e sossego a minha alma. Tal como uma criança no seio materno, assim está minha alma em mim mesmo. Israel, põe tua esperança no Senhor, agora e para sempre”
(Salmo 130 – Abandono em Deus).
São Próspero da Aquitânia, rogai por nós.
Maria, Rainha de Todos os Santos, rogai por nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.