PADRE JOÃO AUGUSTO MAC DOWELL SJQue nos interessa saber se Deus é uno e trino? Este mistério da santíssima trindade tem alguma coisa a ver com a nossa vida?
Toda a vida do cristão está relacionada com a santíssima trindade. É por isso que somos batizados em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. É verdade que muita gente, mesmo com boa vontade, não distingue na prática as três pessoas divinas. Rezam para Deus, como se fosse uma coisa só, indiferenciada. Mas isso empobrece a sua fé e a sua vida cristã. O nosso Deus, o Deus de Jesus Cristo é a unidade de três pessoas vivas, cada uma com seu modo de ser e seu papel especial em relação a nós e a nossa salvação.
Quando no Novo Testamento se fala de Deus e se usa essa palavra deve-se entender quase sempre Deus Pai. É do Pai que procedem o Filho e o Espírito Santo, um só Deus em três pessoas, igualmente eternas e divinas. O Pai é a origem e o fim de tudo. Mas para criar e salvar o mundo, ele atua por meio do Filho e do Espírito Santo. Eles são enviados pelo Pai para realizar o seu plano de amor.
Tudo foi criado por Deus segundo o modelo de seu Filho único e eterno. Foi também por meio do Filho que Deus salvou o mundo. Não foi o Pai nem o Espírito Santo, mas o Filho que se encarnou no seio da Virgem Maria, morreu e ressuscitou para a nossa salvação. Ele fez-se homem, para que todos nós nos tornemos como ele filhos e filhas de Deus, herdeiros de seu Reino. Não somos filhos de Jesus, mas de seu Pai. Jesus Cristo é nosso irmão e nosso Senhor. Tudo o que a Bíblia diz de Cristo refere-se ao Filho de Deus, feito homem.
No seu Filho Jesus o Pai revelou-nos o seu amor e nos ofereceu a salvação. Mas é por meio do Espírito Santo, que ele suscita em nós a resposta da fé, da esperança e do amor ao seu convite. O Espírito Santo completa a obra do Filho, agindo no coração dos homens, para guiá-los pelo caminho da salvação. É por ele que Deus nos santifica e faz de nós seus filhos como Jesus. É ele que une todos os fiéis com Deus e entre si no mesmo corpo de Cristo. Por isso a Igreja pede ao Pai, por meio do Filho, que nos envie o seu Espírito de amor e comunhão. Sem a luz e a força do Espírito Santo não podemos fazer nenhum bem.
O mistério da santíssima trindade não revela só como é a vida interna de Deus, mas também como Deus realiza a salvação da humanidade. Uma coisa está ligada à outra. O nosso destino é participar da mesma vida de Deus uno e trino, louvando e bendizendo eternamente a grandeza do amor do Pai, por Cristo, com Cristo e em Cristo, na unidade do Espírito Santo.
DO LIVRO:
RELIGIÃO TAMBÉM SE APRENDE-VOLUMES 1 E 2
EDITORA SANTUÁRIO
João A. Mac Dowell S.J.
http://www.redemptor.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.