14 DE JUNHO – SERVA DE DEUS E SANTO PROFETA DO DIA
NHÁ CHICA UMA SANTA ANALFABETA

Francisca de Paula de Jesus Isabel, conhecida por Nhá Chica, nasceu em São João Del Rei, MG. Profunda devota de Nossa Senhora. Não era alfabetizada, mas sabia ouvir e meditar. Levava uma vida solitária. Recusando-se a casar, seguiu o conselho da mãe: dedicar-se à religião e às obras de caridade.
A fama de suas virtudes foi crescendo. O povo lhe confiava seus segredos e pedia conselhos. Tinha o dom da clarividência. Era “uma pérola escondida”. A longa vida de 87 anos transcorreu sempre pura, sempre igual, sem presunção e sem ostentar merecimentos. Eu não sou santa, repetia, sou uma pobre analfabeta... rezo, e Deus pelos merecimentos de sua Mãe, Maria Santíssima, me atende.
Nhá Chica era uma velhinha, enrugada, morena, já encurvada. Vestia-se com muita simplicidade: um lenço grande, dobrado em triângulo envolvia-lhe sempre a cabeça e o pescoço...Morreu dia 14 de junho de 1895 em Baependi. Sua beatificação está próxima.
ELISEU PROFETA E TAUMATURGO

Disse Deus a Elias: Unge Eliseu para que seja profeta em teu lugar. O profeta encontrou Eliseu arando com doze juntas de bois, uma das quais era sua, e atirou-lhe seu manto. Eliseu correu para despedir-se dos pais, sacrificou os bois e queimou o arado e as cangas. Assou a carne, convidou os amigos para comer e depois foi juntar-se a Elias.
Recebeu dele as últimas instruções. Em seguida um carro de fogo arrebatou Elias ao céu. Frustrado, Eliseu rasgou as vestes, pegou o manto que Elias deixou cair e dirigiu-se para as margens do rio Jordão. Sempre enraivado, golpeou as águas com o manto dizendo: “Onde está agora esse Deus de Elias?
O rio abriu-se deixando um caminho. Eliseu atravessou a pé enxuto. Os filhos dos profetas que habitavam em Jericó, exclamaram admirados: “O espírito de Elias repousa sobre Eliseu”.
Realmente, Eliseu realizou grandes prodígios. Vejamos um deles.
A viúva de Sarepta
Uma viúva foi queixar-se com o profeta porque não tinha com que pagar suas dívidas. Perguntou-lhe Eliseu
- O que a senhora tem na sua casa?
- Apenas uma vasilha de azeite.
- Então vai ter com tuas vizinhas e pede emprestadas muitas vasilhas vazias. Depois entra em tua casa, fecha as portas e começa a derramar o azeite, primeiro numa vasilha, depois na outra, até encher todas as vasilhas.
Assim ela fez. Os filhos iam trazendo vasilhas e mais vasilhas, e ela as enchia. Quando as vasilhas vazias acabaram, o azeite parou de correr.
A viúva foi contar a Eliseu que a ordem fora cumprida. O homem de Deus respondeu:
- Vende agora o azeite e paga a tua dívida. Tu e teus filhos viverão do dinheiro que sobrar.
Reflexão inédita:Quem bom seria se houvesse por aqui mais alguns Eliseus...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.