PADRE LUIZ KIRCHNER CSsR
O que é fé? Para alguns, é viver submetendo nossos atos e decisões ao Espírito Santo. É ver as coisas como Deus as vê. Ou enxergar a presença de Deus no dia-a-dia. É sentir a mão d’Ele dirigindo nossos passos.
Como católicos, acreditamos que um pedaço de pão e um pouco de vinho são transformados no Corpo e Sangue de Cristo durante a Eucaristia. Mas quando vêm as crises e dificuldades, por que não acreditamos e reconhecemos o poder e a presença de Deus? Os discípulos queixaram durante o temporal, enquanto Jesus dormia. Como é difícil acreditar que o Senhor está agindo também na hora dos sofrimentos e das dificuldades.
Quem desenvolve uma vida de oração (diferente da vida com muitas rezas) tem mais condições de compreender as atividades do Senhor. Conversar com o Senhor melhora nosso entendimento do plano d’Ele. Veja o que acontece freqüentemente: Fazemos nossos planos. Calculamos quais são as melhores opções. Agimos. E logo vêm os problemas e as dificuldades. Ficamos nervosos e irritados, aborrecidos e chateados. Nosso estômago é perturbado e a cabeça dói.
Eis o momento de pôr em pratica a fé. Descobrir no meio das frustrações o que é que Deus está me dizendo com estas mudanças. Quantas vezes uma mudança forçada se tornou o caminho certo a seguir, que eu não tinha enxergado.
Um dia, Joãozinho comprou um televisor. Colocou-o na sua casa. Ligou e passou a assistir os programas. Mas a imagem não era nítida. Doá a vista ao assistir. O problema é que ele não sabia sintonizar seu aparelho com o sinal da torre. Logo que o sintonizou, foi uma beleza ver a mensagem enviada.
Muitas vezes falta sintonizar nossos pensamentos e planejamentos com o grande projeto que Deus elaborou para a nossa felicidade. Um menino de onze anos tinha dificuldades com os estudos no colégio. Depois de começar a usar óculos, ele admirou-se por poder enxergar as coisas com tanta nitidez. Não sabia como era limitado até usar os óculos. Viver com fé é possuir um novo par de óculos espirituais que nos permitem captar agora situações que nos estavam cercando.
Um autor sábio disse que a grandeza de um homem se mede pelo tamanho de sua fé. Ao crer em Deus, largamos a auto-suficiência e falsa independência. Fé em Deus pede humildade de nossa parte. Quando ela dirige nossa vida, entendemos que o caminho certo passa pela orientação do Senhor. Não é uma questão de se tornar robô, nem fatalista. É reconhecer que o Senhor é nosso chefe e patrão. Fé não pede passividade diante dos problemas, não proíbe procurar soluções. Mas afinal de contas, há momentos quando temos esgotado todas as possibilidades e nada melhorou. É o momento dizer, Seja Feita a Vossa Vontade.
Ao queixar-nos das coisas do jeito que são, não corremos o perigo de questionar a sabedoria e inteligência de Deus, achando que sabemos mais e melhor do que Ele? Não estamos dizendo que não queremos ser guiados mais pelo Senhor, que o plano d’Ele não presta para o nosso bem estar verdadeiro? Santo Afonso escreveu diversas vezes sobre a importância de seguir a Vontade de Deus. Rezava para sempre fazer a Vontade de Deus quando, onde, como, quantas vezes ele quisesse.
A próxima vez que você quiser reclamar, lembre-se que poderia estar mexendo com Deus. Ao viver sem queixas a vida que temos (e não aquela que gostaríamos que fosse), é dizer que Deus é o Senhor de nossa vida. Abraão acreditou em Deus, mas precisou reafirmar essa fé numerosas vezes. Renove sua fé no amor bondoso do Pai, e creia que Deus deseja o melhor possível para você!
http://www.redemptor.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.