
Pe. Lombardi comenta os primeiros dias da viagem papal
Por Anita S. Bourdin
FÁTIMA, quinta-feira, 13 de maio de 2010 (ZENIT.org). - Os portugueses estão descobrindo o verdadeiro rosto de Bento XVI, que não é de forma alguma o de um homem distante, constatou o Pe. Federico Lombardi SJ, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.
Nesta entrevista, concedida à jornalista Aura de Miguel, o porta-voz vaticano reconheceu que "a etapa de Lisboa está sendo maravilhosa, graças à companhia da multidão, que compareceu não apenas para a Missa, mas também se fez presente nas ruas, com grande entusiasmo".
"Os portugueses pensavam que o Papa era um homem distante, inacessível, frio; mas viram que é o contrário. É discreto, mas muito próximo, amável, cheio de amor. Foi o que pudemos ver quando esteve com os jovens e também com as crianças", disse.
Apresentavam Lisboa como uma "grande metrópole secularizada", prosseguiu o Pe. Lombardi, mas esta descobriu que "o Papa ama o povo português e está a seu lado".
Por esta razão, o Pe. Lombardi reconheceu que o Pontífice está "muito contente, agradecido pela acolhida", e que pôde sentir "o amor do povo português e seu desejo de encontrar o Papa, manifestando-se nos sorrisos, nos cantos e na alegria, e este é um momento muito feliz para ele".
Em Fátima, prosseguiu o porta-voz, a atmosfera é "completamente diferente, com centenas de milhares de peregrinos e a demonstração de uma fé simples, popular"; "pode-se sentir este amor, esta alegria de estar junto ao Papa, de celebrar esta grande festa da fé: é uma experiência excepcional".
O Pe. Lombardi reconheceu que estes quatro dias de viagem têm sido intensos, repletos de encontros públicos e privados, mas que o Pontífice partilha das prioridades definidas pelos bispos de Portugal: "a cultura, os sacerdotes, o comprometimento social - pontos cruciais, tanto para a Igreja como para a sociedade".
Por este motivo, o porta-voz vaticano está convencido de que esta viagem vai "contribuir para a renovação da Igreja, não apenas em Portugal".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.