
Ressurreição só último dia?
É fundamental para nós crer na Ressurreição de Jesus e em nossa ressurreição. Paulo nos alerta dizendo: “Assim como Deus ressuscitou Jesus, Deus ressuscitará a cada um de nós”. Jesus é a certeza e ao mesmo tempo a garantia de nossa ressurreição.
O problema está na ressurreição “no último dia”. Por aproximação de diversos textos bíblicos falou-se muito em uma “ressurreição no final do mundo”. Nós todos e os que já morreram deveríamos aguardar até o fim dos tempos, quando Deus reuniria a todos para o grande julgamento.
Os judeus, em parte, não acreditavam na ressurreição. As primeiras comunidades ficaram confusas e achavam que o mundo ia acabar logo e que alguns nem veriam a morte. Paulo diz: “Os que morreram e nós que estamos vivos...”
Repugna a idéia de viver só a alma sem corpo. É próprio da pessoa humana ter corpo e alma. Não existo sem corpo. Por isso podemos crer sem medo que, logo após nossa morte, Deus nos ressuscitará. Não compreendemos a pessoa sem corpo. O corpo não é parte dispensável. Na Ressurreição de Jesus, na Assunção de Nossa Senhora, vemos como Deus valoriza a pessoa.
De que jeito será esse corpo, não é um problema que nos diz respeito. Deus o fará da melhor forma possível. Como podemos pensar numa realidade da qual não temos idéias e nem parâmetros? O importante é crer que Deus nos ressuscitará da mesma forma como ressuscitou Jesus. O nosso último dia será o dia da nossa morte, porque a partir desse dia não teremos nem mais dia, nem hora, nem mês, nem anos e nem tempo.
A perspectiva de ser recriado por Deus à sua imagem e semelhança é uma novidade que seduz e nos leva a nos amarmos profundamente e aguardarmos cheios de esperança esse momento. A lembrança da descrição do paraíso bíblico, onde Deus passeava com Adão e Eva, é uma imagem da vida em comunhão com Deus depois do último dia. O que fica no cemitério é pó, lembrando nossa fragilidade e que somos parte do grande universo criado por Deus.
Essa crença na ressurreição logo após a morte não diminui nosso respeito para com os mortos, apenas nos leva a pensar de um modo mais correto e evitar tanto desperdício na arrumação de túmulos etc. Se logo após a morte começa uma vida nova e feliz, podemos enfrentar com mais tranqüilidade a falta de nosso ser querido.
DO LIVRO:
RELIGIÃO TAMBÉM SE APRENDE-VOLUME 3
EDITORA SANTUÁRIO
Pe. Hélio Libardi, C.Ss.R.
http://www.redemptor.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.