
Comunidade
Papa em Portugal diz que perdão não impede justiça
Papa em viagem a Portugal diz que perdão da Igreja aos padres e bispos pedófilos não impede a justiça civil de puni-los, são duas instâncias distintas, as leis civis possuem autonomia e devem ser aplicadas visando a realização da justiça, da paz social e do bem comum. Quem errou não está isento de responsabilidade penal aos olhos da Igreja.
Antonio
Professor, evidentemente há o lado humano e civil do sacerdote que se rege pela justiça dos homens.
Entretanto, causa um pouco de preocupação certo descuido no processo de formação do padre...Vejo que os seminários religiosos são mais rigorosos nas avaliações dos vocacionados do que os seculares. A propósito, hoje o processo de formação, principalmente dos seculares, é muito superficial e, em algumas paróquias, encontramos padres que não conseguem participar do verdadeiro espírito católico, ligando-se à vaidade da mídia e comportando-se até de maneira indiscreta no agir e no vestir-se.
Pode parecer engano, mas o padre que se deixou de identificar pelo uso da batina ou mesmo do "clergiman" misturou-se com as demais pessoas e ficou mais inclinado às suas tentações.
Felizmente hoje ainda o número é irrisório, mas é preocupante esse crescimento....
Comunidade
Infelizmente muitos sacerdotes acreditam que se confundindo com os leigos na vestimenta, estarão manifestando mais intimamente o amor de Cristo, o que revela uma superficialidade doutrinária inequívoca. O sacerdote deve usar sinais externos de consagração como prescreve o Código Canônico, que absolutamente não intimidam, nem afastam os fieis, mas que os convidam para o relacionamento adulto, responsável e respeitoso com o sacerdote que deve ser uma referência doutrinaria e moral para a sua comunidade. O padre deve ser uma pessoa próxima da comunidade sim, mas isso não significa abandonar sinais externos da sua consagração, outros religiosos seguem o caminho oposto e acham que se consagrar a Deus é afastar-se do povo, o que também é um grave erro. Jesus nunca fez isso. No caso dos padres cantores é sempre importante lembrar que estes devem dar mais relevo ao conteúdo do que a forma, porque formas belas e vazias já existem em excesso, queremos pessoas com conteúdo, mesmo que numa linguagem moderna e próxima ao povo. É preciso encontrar o caminho mais próximo do ideal para se comunicar com o povo. Cristo foi um grande comunicador falava para multidões e convertia os pecadores A Igreja deve fazer o mesmo mas sem renunciar a sacralidade da vocação. O sacerdote deve levar a boa mensagem, o bom conselho, a ajuda e o conforto e não apenas um prazer visual momentâneo. Os seminários, sem duvida, não oferecem sempre o melhor da formação doutrinária da Igreja, mas entendo que aqueles que amam profundamente a doutrina da igreja devem se aprofundar nos estudos buscando as fontes autenticas do magistério eclesiástico. Alguns doutrinadores da Teologia da Libertação também contribuíram para secularizar a mensagem da Igreja com seu enfoque quase exclusivo nos efeitos da libertação do pecado em termos materiais e sociais.
Da comunidade do ORKUT:
DOUTRINA DA IGREJA CATÓLICA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.