.jpg)
Ilda: A maioria das pessoas tem medo de morrer. Medo de alguma coisa é pressentir que algo ruim nos espera após a morte. Por que esse medo?
Medo da morte é insegurança; é não ter a certeza do amor de Deus e de sua misericórdia; é duvidar da Palavra de Deus que nos dá toda a certeza da Vida eterna. Claro que podemos e ficamos tristes com a morte, mas ela não pode nos transmitir medo, pois ela nos abre a porta da eternidade. Deus é amor e bondade, não tenhamos medo do encontro definitivo com Ele.
Lindamar Nogueira: Eu gostaria de ouvir alguma coisa sobre os pais de Nossa Senhora.
Embora o Novo Testamento nada relate sobre os pais de Maria, já no século II Sant’Ana e S. Joaquim eram venerados no Oriente, como os pais da Virgem Maria. Do Oriente o culto a Sant’Ana espalhou-se, no século IV, pelo Ocidente. O que se sabe nos vem do Protoevangelho (ou Evangelho apócrifo) de S. Tiago, que relata o nascimento e a infância de Maria. Segundo o este livro, Joaquim era um homem rico, piedoso e justo, mas triste e angustiado por não ter filhos. Também Sant’Ana se sentia abandonada por Deus por ser estéril. Joaquim foi para o deserto, entregando-se a uma vida de jejum e oração. Um anjo apareceu-lhe dizendo que Deus havia escutado as suas orações. Voltou então para a casa e Sant’Ana concebeu e deu à luz uma menina, que recebeu o nome de Maria e foi a mãe de Jesus.
Maria Silva: Recebi em minha casa a visita de algumas testemunhas de Jeová. Eu tenho um quadro de Nossa Senhora Aparecida em minha sala e elas começaram a falar que eu idolatrava imagens e etc. acabei expulsando-as de minha casa. Fiz mal?
Eu sei que expulsar uma pessoa de casa é negativo, mas às vezes as pessoas se tornam tão inconvenientes que não podemos tolerar ofensas. Em minha opinião você não fez mal, eu faria a mesma coisa, pois não somos idólatras e os protestantes sabem muito bem disso, mas insistem em nos acusar de tamanha besteira. Eu já fiz isso em minha casa, não agüentei as ofensas dirigidas à Mãe de Nosso Senhor e mandei as pessoas protestantes retirarem de minha casa. Não podemos ficar tolerando injustiças e ofensas à nossa Igreja e à Mãe de Deus.
Não identificada: Sou mãe de três filhos e não consigo me entender com um deles. Desde pequeno ele foi rebelde. Se dá bem com o pai, mas não consegue se dar bem comigo. Me sinto frustrada, não sei mais o que fazer. Sou religiosa, meus filhos são todos batizados, mas estou infeliz. O que fazer?
Eu sei que o amor de mãe não é igual para com os filhos, apesar de concordar que a mãe ama todos os seus filhos, mas de maneira diferente. Pode ser que alguma palavra ou ação de sua parte tenha marcado o relacionamento entre você e seu filho. É bom rever com bastante cuidado as ações do passado em relação a ele, alguma rejeição, mesmo na época da gravidez. Se sozinha não der conta de chegar a uma conclusão indico uma terapia psicológica para ter condições de melhorar este relacionamento.
Delfina: Pelo que eu saiba, embora existam várias religiões pelo mundo afora, Deus é um só. Mas cada segmento religioso O tomou para si, como seu Deus exclusivo. A que se deve essa divisão? Por que tantos conflitos se Jesus disse: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”?
Primeiro, existem várias religiões, que têm deuses diferentes do nosso Deus cristão. Também existem várias igrejas de uma mesma religião, a cristã. Embora pertencentes à mesma religião, as diversas igrejas cristãs se comportam como inimigas, acreditando no mesmo Deus anunciado por Jesus Cristo. Muitas delas até pensam e agem como “donas” de Deus. Deus não é exclusivo de nenhuma igreja, Ele age onde e como quer e pode salvar quem Ele quer. Ninguém é dono de Deus e nenhuma igreja pode achar que é dona da verdade.
Alice de Souza: Judas Iscariotes, o traidor, foi considerado um bandido, mas se ele não traísse Jesus as profecias da Sagrada Escritura não teriam sido realizadas. Gostaria que comentasse.
As profecias em relação ao Messias não são previsões do futuro de Jesus e que tudo já estava pré-determinado para acontecer. Isso é fatalismo, não é bem assim. A traição de Judas é um fato pecaminoso que ele fez, traiu a confiança de seu Mestre e Senhor. Ele pecou contra o Espírito Santo, pois não aceitou a proposta de Deus em sua vida, trocou por dinheiro, daí vemos até onde vai a ganância do ser humano.
Sônia Mota: O que acha desses terremotos que vem acorrendo. Será o fim dos tempos?
Não é fim dos tempos, mas acontecimentos naturais de nosso planeta. Desde há muito milênios a terra vêm sofrendo de calamidades naturais, como terremotos, furacões, chuvas exageradas, secas terríveis e tantas outras calamidades. São acidentes naturais em nosso mundo, não indicam final dos tempos.
Eleuza: Rezar sozinha vale? Ou tem que ser com várias pessoas juntas?
Claro que vale minha amiga. Rezar sempre é importante, sozinha ou acompanhada, o importante é rezar, dialogar com Deus. Agora você não deve ficar só na oração individual, mas também na oração comunitária e a melhor delas é a Eucaristia.
Hélia: A Matriz de Campinas está ficando linda. Mas o piso que está sendo colocado está muito escorregadio. Alguém pode cair e se machucar. Nesse caso a Igreja se responsabiliza?
Obrigado pelo elogio. Sobre o piso escorregadio eu digo o seguinte: em várias repartições públicas, em hospitais, clínicas, lojas comerciais se colocam este tipo de piso (granito), devido à sua durabilidade. Há muitos séculos que o granito é usado como piso e nunca se ouviu dizer que ele não é recomendado por ser muito liso. Todos nós devemos ter cuidado no andar, seja na rua, ou dentro de prédios e residência. A Igreja não se responsabiliza por alguém cair, pois isso é um acidente que pode acontecer em qualquer lugar. Todos precisamos ter cuidado em qualquer lugar. O piso anterior da Igreja também era muito liso (granitina), mas nunca tivemos reclamação sobre ele. Era escorregadio também, principalmente quando molhado.
Não identificada: Quando ganhamos uma imagem de um santo que a gente não “confia” o que devemos fazer? E quando a gente sai de casa e só vê coisas “pretas” é sinal de azar?
Primeiro acho estranho não confiar em um determinado santo, todos os santos são confiáveis, pois se santificaram no amor a Cristo e aos irmãos. Você pode não ter muita devoção com determinado santo porque não conhece a sua vida. Se você ganhou uma imagem de um santo que não conhece, procure conhecer. Só podemos amar e ter devoção quando conhecemos.
Cristiane Silva: O que acha do Chico Xavier? Gostaria que comentasse sobre ele. Quero assistir o filme sobre a vida dele, mas não sei de devo.
Eu vejo a figura do Chico Xavier como um homem caridoso, simples, humilde, sincero, de uma bondade enorme. Admiro e muito a pessoa do Chico Xavier, como um homem do bem. Agora uma coisa é admirar a pessoa e outra a doutrina que ela difunde. Não admiro o espiritismo como doutrina, pois ela contradiz à doutrina cristã cujo fundamento é a ressurreição, o que os espíritas não crêem. Eu não irei ver o filme, não por discriminação religiosa, mas porque não me interessa muito, mas se quiser ir não vejo problema nenhum, pelo menos não vejo como pecado.
http://www.matrizdecampinas.org.br/blog-dos-padres
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.