
Os trabalhos foram conduzidos pelo prefeito da Congregação para o Clero e enviado especial do Papa Bento XVI ao evento, Dom Cláudio Hummes. Durante a homilia, o cardeal lembrou que o tema do Congresso Eucarístico deste ano - “Eucaristia, Pão da Unidade dos Discípulos Missionários” - exige a necessidade de união entre todos.
Dom Cláudio Hummes também falou sobre a contribuição que cada um, enquanto católico, pode dar para eliminar a fome e a exclusão social. “Depois de comungar na Missa, não poderíamos nos negar a ajudar os pobres, para que eles tenham uma vida humana digna, de cristão”, afirmou.
O Arcebispo Metropolitano de Brasília, Dom João Braz de Aviz, ressaltou os 50 anos de fundação da Arquidiocese da Capital Federal e a contribuição que ela deu e tem dado para os valores do povo brasiliense.
A celebração teve ainda o momento de lançamento do selo e carimbo comemorativos da série “Brasília, sonho e realidade”, que também contou com as participações do vice-presidente da República, José Alencar Gomes da Silva, e do presidente dos Correios, Carlos Henrique Almeida Custódio.
Imagem de Nossa Senhora
Um dos momentos de maior emoção foi a chegada da imagem peregrina da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, que foi levada de helicóptero até o local da missa.
O Reitor do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, Padre Darci Nicioli, conclamou os presentes a saudarem a imagem, que foi recebida pelo Arcebispo de Aparecida e presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), Dom Raymundo Damasceno Assis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.