SÃO PANCRÁCIO, O JOVEM DESTEMIDO

Pancrácio nasceu em Roma, filho de pais cristãos, nobres, ricos e amigos do imperador Diocleciano. Órfão, ainda muito criança, foi morar com um tio chamado Dionísio. Como a perseguição de Diocleciano não dava tréguas a cristão nenhum, Pancrácio, então com catorze anos de idade, e seu tio Dionísio foram denunciados e levados a júri.
O tio foi morto imediatamente. Pancrácio ainda mereceu uma certa consideração do imperador. Afinal, estava na flor da idade e era filho de alguém que havia sido seu amigo. Diocleciano tentou envolver Pancrácio com promessas, astúcias e, finalmente, ameaças. Nada deu resultado. Foi decapitado.
PROTETOR DOS PEREGRINOS
Vamos para a Espanha a fim de conhecer São Domingos da Calçada. Sem ser padre ou monge, passou a vida cuidando dos peregrinos do “Caminho de Santiago”. Essa estrada percorrida pelos que iam visitar o túmulo de São Tiago em Compostela, na Espanha, prestava-se muito para bandidagem, assaltos e latrocínios.
Domingos dedicou-se ao trabalho de moralizar esse longo caminho e facilitar o trajeto. Consertou a estrada (calçada com pequenos paralelepípedos), construiu um hospital e uma ponte sobre o rio, fundou o vilarejo da Calçada. Numa palavra humanizou e urbanizou o famoso caminho de São Tiago, percorrido até hoje. É o Padroeiro dos engenheiros
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
http://www.boletimpadrepelagio.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.