
CAROS,
Na próxima segunda-feira, 24, daremos mais um passo significativo no nosso trabalho de comunicação na Fundação Nossa Senhora Aparecida: a unidade visual da Rádio e Televisão num conceito mais sistêmico e integrador “REDE APARECIDA DE COMUNICAÇÃO”.
Segue anexo o texto explicativo e o convite para a cerimônia de lançamento.
Com as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida,
Pelo grupo,
Pe. Josafá de Jesus Moraes.

O TEXTO EXPLICATIVO
CAROS CONFRADES,
A atuação missionária na FUNDAÇÃO NOSSA SENHORA APARECIDA – Rádio e Televisão - nos coloca em constante dinâmica de correspondência ao mundo. A comunicação em nossos dias é desafiada pelas novas tecnologias, pela leitura de mercado e pela constante construção de identidade junto ao seu público. Buscando responder a tais desafios e nos fortalecendo enquanto grupo, a Rádio e a TV APARECIDA assumem a partir do dia 24 de maio uma única identidade visual. Embora salvaguardando as diferenças de cada plataforma e seu conteúdo, percebemos, cada vez mais, o esteio comum que nos sustenta: “o anúncio redentor de valorização do humano a caminho do divino”, o que nos identifica e se fortalece agora em torno de uma única referência: REDE APARECIDA DE COMUNICAÇÃO.
IDENTIDADE DE UM GRUPO
No conceito de REDE DE COMUNICAÇÃO se fortalecem todas as nossas iniciativas na Fundação Nossa Senhora Aparecida no campo comunicacional. A televisão deixa de ser apenas um canal e se alarga em retransmissoras e afiliadas, a rádio ousa com nova programação e novas conquistas, a web abarca todas as ações como disponibilização de conteúdo e interatividade, mas a realidade exige mais: o conceito de mobilidade, convergência e novos formatos nos desafiam no campo tecnológico.
Diante da infinidade de oferta e demanda sem precedentes, a linguagem focal nos permite mais possibilidade de reconhecimento, de alcance e de retorno. A marca APARECIDA, grafia e logotipo, deve nos revelar um sistema de comunicação coeso e forte, correspondente aos nossos dias.
A MARCA APARECIDA é uma referência essencial na história de fé do povo brasileiro. Não se trata apenas de uma localidade ou de um templo, mas de uma espiritualidade materna que perpassa o inconsciente coletivo com traços marcantes de amor, de conquista e de proteção.
Nossa marca revela o fundamento e o valor que nos constituem comunicadores comprometidos com a vida. O olhar sistêmico de entendimento do mundo tem nos desafiado às respostas eficazes de construção de identidade que transpareça o produto que portamos, a verdade e a paz, em consonância com a satisfação do nosso público. A disseminação do que somos, através da nossa marca, é fundamental para o crescimento contínuo e diário do que nos configura como REDE: unidade de comunicação.
A intenção da marca é remeter ao arquétipo amoroso do sagrado em Maria, a imagem da santa de forma gráfica e sintética se apresenta dentro de uma esfera. O círculo, imagem graficamente perfeita, revela a plenitude de Deus, onde Nossa Senhora está imersa. A forma triangular representa o manto como raios de luz que se distribuem abundantemente. O amarelo iluminado torna-se dourado que é a cor da realeza, da força e da intensidade. O azul mescla integridade com modernidade, além de aludir ao pacífico, à água e à vida. Através desse conjunto é construído o atributo de espiritualidade da marca, que a revela intrinsecamente forte.
A revitalização e o cuidado com a marca evidenciam aprimoramento artístico através da mobilidade de animação e inclusão de cenários que trabalham conteúdos diferenciados. O novo tratamento de modelagem 3D, textura e ambiente de luz, acrescentam à marca uma riqueza visual que faz parte do universo hodierno da comunicação. A harmonia desses elementos transparece abertura editorial que integra educação, cultura e religião num repertório coeso de realização humana.
O Manual de Identidade é fruto do nosso tempo e do cuidado que nos desafia a sermos sempre melhores. Ele propicia conhecimento e utilização da marca de forma coerente em diferentes plataformas. Eis mais um fruto e conquista de uma história do qual nos integramos.
Finalizamos com o prefácio do manual escrito pelo Pe. César Moreira:
“Ao lançarmos o Manual de Identidade em que se estabelece a linguagem visual da REDE APARECIDA DE COMUNICAÇÃO, ressaltamos o que nos caracteriza:
1. A defesa e valorização do Humano como forma de chegar ao Divino.
2. A qualidade da programação inclui o bem, o verdadeiro e o belo.
3. Assim como o Divino encanta o humano, queremos encantar quem nos vê. É a forma concreta de provar que o Divino está ao nosso alcance e começa aqui.
Tudo aqui começa e passa por ELA, Nossa Senhora Aparecida!”
Maio, mês de Maria, 2010.
Pelo grupo, Rádio e TV APARECIDA,
Pe. Josafá de Jesus Moraes, C.Ss.R.
Diretor de Programação – TV
Pe.josafa@tvaparecida.com.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.