PE. FRANCISCO XAVIER DAMBACHER CSsR20 de ABRIL 1904+
Nasceu em Wsterhofen (Alemanha)a 15 de setembro de 1872. Simples e religiosos, seus pais deram-lheuma aprimorada educação.
Em 1891 começou a manifestar o seu desejo de ser Redentorista, vencendo a oposição dos irmãos que o queriam sacerdote diocesano. Firme, porém, na sua decisão, Francisco ingressou no noviciado da C.Ss.R. a 16 de outubro de 1893. Professou no ano seguinte, passando logo aos estudos de Filosofia e Teologia. Durante esses anos costumava visitar um sanatório de tuberculosos em Deggendorf, onde provavelmente, teria contraído a enfermidade que, mais tarde, o levaria à morte.
Veio para o Brasil em 1897, sendo ordenado a 1º de dezembro desse ano, em Petrópolis. Terminado os estudos, pôs-se a trabalhar em Aparecida com muito zelo e entusiasmo.
Alto, magro, asceticamente pálido, impressionava a todos pelo seu recolhimento e piedade. Dedicou-se com afinco às Missões, não obstante a fraqueza de sua saúde que muito o incomodava. Em 1904 a tuberculose já estava vencendo toda a sua resistência. Certo dia, indo o Superior visitá-lo na cela, encontrou-o extremamente pálido, e algo apreensivo. Perguntou-lhe a causa, e o Pe. Francisco explicou: um confrade seu da Alemanha, recém-falecido, acabara de aparecer em seu quarto, dizendo-lhe:
“Você não pode imaginar a gloria de nosso Pai Santo Afonso na eternidade. Mais quinze dias e você estará conosco”. Pe.Francisco percebeu que sua vida estava no fim, e aguardou amorte com muita serenidade. Recebeu os últimos Sacramentos, pedindo perdão aos Superiores e confrades pelas faltas cometidas.
Seus últimos dias foram marcados com sofrimentos horríveisque o faziam gritar de dor, gritos que eram ouvidos até fora do convento. Dois dias antes da morte ficou inconsciente, falecendo às 5 horas da tarde, do dia 20 de abril, em 1904. Seu enterro, debaixo de uma chuva torrencial, levou verdadeira multidão ao cemitério. Muitos, estranhos ou conhecidos seus, falavam em graças alcançadas por sua intercessão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.