PADRE WALMIR GARCIA DOS SANTOS CSsRNão identificada: Tenho uma tia católica, ela só não vai à missa quando está doente, mas nunca teve coragem de se confessar e comungar. Ela está cometendo algum delito contra a Igreja?
Ela não está cometendo pecado, ela é livre e deve procurar os sacramentos quando se sentir livre para acolhê-los, mas está faltando algo em sua vida, certamente, pois ser católico é ser alguém que crê nos sacramentos como sustento para nossa vida cristã. Se sua amiga não participa integralmente da Igreja é sinal que ainda não entendeu plenamente o que é ser Igreja e o que é participar da vida da Igreja, mostre para ela o valor de aprofundar na fé e na comunhão com Deus na Igreja.
Vilma Dias: Em Mateus está escrito: “Não jureis nem pelo céu, nem pela terra...mas seja o vosso falar sim, sim e não, não...” . Então o que tem a dizer para as pessoas que vivem jurando por Deus? Isso tem alguma conseqüência?
Eu particularmente não gosto dessa prática de juramento, pois precisamos ter decisão em nossa vida e não ficar afirmando coisas em nome de Deus para dizer que é verdadeiro. Não precisamos jurar, pois devemos ser verdadeiros sem recorrer a este subterfúgio. Eu sempre aconselho as pessoas a não fazer isso.
Maria Aparecida: Por que antigamente o Pai nosso era rezado diferente?
O Pai nosso não era rezado diferente, apenas algumas expressões foram adaptadas, como por exemplo “dívidas e devedores” que foram melhor interpretados por “ofensas e ofendidos” que expressam melhor o que Jesus nos ensinou, mas o sentido continua o mesmo.
Maria da Paixão: Minha vizinha batizou a filha dela na Igreja Católica. Agora ela é protestante e diz que não deixa a filha ir à Igreja Católica e que não precisa da nossa Igreja. Fico triste com isso.
É realmente triste vermos pessoas entendendo deste modo a Igreja. Realmente ela não precisa mais de nossa igreja, pois mudou de igreja, agora chegar a proibir a filha de participar é um absurdo, pois a filha deve ter a liberdade de escolha, mas se ela assim entende é uma pena. Eu digo que uma pessoa que age assim está “cuspindo no prato que comeu”. Lamentável a atitude dela.
Marlene: Por que os evangélicos batizam no rio? Eles dizem que o batizado da Igreja Católica não é o verdadeiro. Isso é verdade?
Os protestantes não batizam só no rio, mas o batismo que eles praticam é o batismo de imersão, ou seja, deve-se mergulhar o batizando nas águas, seja de rio, ou de piscina. É a forma que eles fazem e o nosso batismo é o de aspersão. Não há problema nenhum em batizar por aspersão ou por imersão, o importante é usar a água como sinal de purificação e usar as palavras “eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, isso é o que importa. Agora quanto eles falarem que o nosso batismo não é verdadeiro o problema é deles e não nosso e nós, católicos, não temos que ficar impressionados com o que dizem. Para eles não é verdadeiro, pois eles recusam a verdade expressa na Igreja Católica. Rezemos pela ignorância expressa nesse questionamento.
Não identificada: Por que necessitamos casar no civil que é a lei dos homens, se o que vale é a lei de Deus?
Não é só a Lei de Deus que vale, mas a Lei civil tem o seu valor. Quanto ao casamento no civil é uma obrigação por lei para ter os direitos e deveres garantidos, principalmente o direito de herança, a segurança para os cônjuges. A lei civil existe para garantir a ordem estabelecida, não podemos viver num mundo sem lei.
Nelita Nunes: Quem são os anjos? São almas? Eles foram criados por Deus como Ele criou os homens?
O Catecismo da Igreja Católica (CIC) diz que: "Ainda aqui na terra, a vida cristã participa na fé da sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens, unidos em Deus" (§ 336).
Mas quem são os anjos? A palavra anjo – do latim “angelus” – quer dizer “mensageiro”.
Os anjos são servidores e mensageiros de Deus, como diz o salmista: "poderosos executores da sua [Deus] palavra, obedientes ao som da sua palavra" (Salmo 103,20).
Jesus disse que os anjos dos pequeninos contemplam "constantemente a face de meu Pai que está nos céus" (Mateus 18,10). E a Igreja viu aí uma alusão ao anjo da guarda, guardião do corpo e da alma dos homens, cuja festa é celebrada liturgicamente no dia 2 de outubro, desde o século XVI, a qual foi universalizada pelo Papa Paulo V.
Os anjos são criaturas puramente espirituais, dotadas de inteligência e de vontade; são criaturas pessoais e imortais. “Eles jamais poderão morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, porque são ressuscitados” (Lucas 20,36). Eles superam em perfeição a todas as criaturas visíveis, como dá testemunho o fulgor de sua glória: “Seu corpo era como o crisólito; seu rosto brilhava como o relâmpago, seus olhos, como tochas ardentes, seus braços e pés tinham o aspecto do bronze polido e sua voz ressoava como o rumor de uma multidão” (Daniel 10,6).
O Papa Pio XII, na Encíclica “Humani Generis”, de 12.08.1950, deixa claro que os anjos são seres pessoais. A mesma afirmação fez o Papa Paulo VI na sua “Profissão de Fé”, no “Credo do Povo de Deus”, em 30.06.1968.
A Igreja conhece o nome de três Arcanjos, e a Liturgia celebra no dia 29 de setembro a festa deles: São Miguel, São Gabriel e São Rafael, e lembra ao mesmo tempo todos os coros angélicos.
Eva Maria: Quando Jesus disse ao ladrão: “Hoje estarás comigo no paraíso”, significa que ele perdoou um e condenou o outro? Gostaria de entender melhor esse acontecimento.
O texto do evangelho é claro em dizer que Jesus perdoou aquele que arrependeu de seus pecados e pediu o perdão. Ele não condenou o outro, mas certamente quem não pede perdão não o recebe, pois não quis. É uma questão de lógica.
Valdete Rocha: Gostaria que o Senhor citasse algumas das principais profecias da Bíblia e quais delas já se cumpriram?
Eu digo que as profecias principais são aqueles que se referem ao Messias, o Cristo, que estão presentes nos livros proféticos, principalmente em Isaías, as profecias do Servo sofredor, que se cumpriram plenamente na pessoa de Jesus.
Não identificada: Tenho uma vizinha que tem um filho muito difícil. Ele é solteirão, tem mais de 50 anos, sua mãe tem 75 anos e ela a maltrata muito, é um ingrato. Moram só os dois e ele vive ameaçando de colocar a mãe no asilo. Esse “cabra” vai para o inferno, não vai? A ingratidão dele para com a mãe é muito grande.
Eu não posso dizer que esse “cabra” vai para o inferno, pois não sou Deus e não posso condenar ninguém, mas ele está plantando coisas ruins em sua vida. A ingratidão é um sentimento horrível que só vai trazer malefícios para esse homem. Pena que ele age assim com a pessoa que o trouxe ao mundo. Ao mesmo tempo creio que sua mãe não o educou corretamente, pois uma pessoa bem educada não age assim, mas mesmo assim ele devia mudar seu modo de ser para sua mãe.
http://www.matrizdecampinas.org.br/blog-dos-padres
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.