Memória Redentorista
![]() |
| Igreja São José |
Uma nova fundação em uma nova capital
.jpg)
A fundação de uma segunda casa foi idealizada pelos missionários redentoristas desde sua chegada ao Brasil, em 1894. Algumas ofertas foram feitas e ao iniciar o ano de 1900, partiu de Amsterdam a decisão de aceitar a paróquia de São José, em Belo Horizonte – MG, tendo como primeiro pároco o Padre Pedro Becks. Dois anos e um mês após a inauguração da nova capital, no dia 27 de janeiro de 1900, começaram a ser traçados os contornos da paróquia recém criada e os primeiros desenhos da igreja, que deveria estar em consonância com a moderna proposta da cidade.
O projeto ficou a cargo do arquiteto da prefeitura Edgar Nascentes Coelho e a execução foi confiada ao Irmão redentorista holandês Gregório Mulders. A pedra fundamental foi lançada em 20 de abril de 1902, mas a obra só seria totalmente concluída na década de 30. Até a construção da matriz de São José, as missas ocorreram provisoriamente na capela do Rosário. Em 1904 o presbitério e seu entorno puderam ser fechados e passaram a funcionar como espaço para missas já que a capela do Rosário tornava-se, a cada dia, mais exígua. Foi neste tempo que a obra foi transferida ao Irmão Werenfrido Vogels. Em 1910, seriam terminadas as torres e o acabamento interno e em 1936, o salão paroquial.

De estilo neo-gótico, a Igreja São José marca a paisagem de Belo Horizonte, conservando posição proeminente em relação ao seu entorno e revela a intenção de destacar-se à urbanidade da capital. A exuberância da ornamentação de seu interior é ainda outra marca da construção, com pinturas em cores marcantes nas paredes laterais, altares e arcadas. Neste ambiente, a religiosidade aflora de diversas formas como na variedade de associações religiosas constituídas a partir de sua estrutura, como a Pia União Filhas de Maria, a Arquiconfraria Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a Liga Católica Jesus Maria e José. Seus missionários fundaram, ainda, escolas paroquiais para o ensino católico e auxiliaram na criação de um cinema. Desta forma, procuravam seguir o ideal da Congregação Redentorista, difundindo o Carisma de Santo Afonso e evangelizando os mais pobres.
Obs: Todos os direitos são reservados à Congregação Redentorista / Província do Rio.


.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.