São Sofrônio nasceu em damasco em 560. Provavelmente exerceu como professor de Retórica e, ainda que jovem, abraçou a vida monacal. Passou vinte anos sob a eficiente direção de São Juan Mosco. Juntos visitaram vários mosteiros do Egito. Quando na Cidade Eterna, no ano de 619, morreu São Juan Mosco. Então São Sofrônio decidiu regressar à Palestina.Em 633 ou 634, foi eleito Patriarca de Jerusalém, mostrando-se desde então como um pastor zeloso de seu rebanho.A biografia de São Sofrônio poderia centrar-se em um polo de interesse: seu desejo de santidade e sua integridade doutrinal o levaram a sofrer muito por defender a fé católica da heresia do monotelismo.
Estas características são muito bem refletidas em sua produção literária que nos tem chegado às mãos, obras que se poderiam chamar de entretenimento, alguns cânticos e hinos e vários escritos hagiográficos, como a vida dos santos egípcios Ciro e Juan, alguns fragmentos da biografia do Patriarca alexandrino João, o Esmoler, feita em conjunto com São Juan Mosco.
No mesmo ano de sua morte, 638, viu com imenso pesar como a Cidade Santa caía nas mãos dos mulçumanos, por obra do Califa Omar.
S. Ramiro, abade, mártir, +555
Mártir da Espanha . Viveu no século sexto. Serviu como Prior no Monastério de São Cláudio em Leon, onde todos os monges foram massacrados pelos Visigodos enquanto cantavam o Credo de Niceia no coro da igreja da Abadia. São Ramiro foi martirizado dois dias depois de seu abade São Vicente ter sido martirizado, no ano de 555.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.