PADRE HÉLIO DE PESSATO LIBÁRDI CSsRQuantas e quais as menções sobre anjos no Antigo e no Novo Testamento?
São inúmeras as menções dos anjos na Bíblia. Seria impossível citar mesmo as mais significativas nestes dois minutos de conversa. Espero voltar sobre o assunto outra vez porque certamente interessa a muitos ouvintes. Você já deve ter ouvido falar na história de Tobias e do anjo Rafael, no Antigo Testamento. São também muito conhecidos os episódios do anúncio do anjo Gabriel a Maria e da aparição de uma multidão de anjos aos pastores de Belém na noite do nascimento de Jesus.
De acordo com a própria origem da palavra grega, traduzida do hebraico, anjo significa "mensageiro", quer dizer, um enviado de Deus com uma missão especial. O anjo é, portanto, um intermediário entre Deus e os homens, entre o mundo celeste, ao qual pertence, e o mundo terrestre e humano, com o qual tem uma ligação natural.
A função dos anjos é louvar a Deus e assisti-lo no governo do mundo. É o que expressa o Salmo 103,20: "Bendizei a Javé, vós, os seus anjos, poderosos executores de suas ordens, sempre atentos à sua palavra". A carta aos Hebreus (1,14) apresenta-os como seres espirituais enviados a serviço dos que devem herdar a salvação. Eles estão, portanto, às ordens de Deus e de seu Filho, Jesus Cristo, na realização do plano de salvação da humanidade.
Normalmente a ação dos anjos não é percebida sensivelmente. Só em raras ocasiões eles se manifestam com uma figura humana ou outra aparência visível. Por exemplo, o anjo do Senhor aparece em sonho a José para anunciar que o filho que Maria tem em seu seio foi gerado pelo poder do Espírito Santo (Mt 1,20s). Mas também é visto como um jovem sentado, vestido de branco, pelas mulheres que vão ao túmulo de Jesus (Mc 16,5). Não se trata de uma roupa comum, mas de uma maneira de exprimir a experiência de um ser celeste, cheio de luz e glória, como diz o evangelista Mateus, falando do mesmo anjo da ressurreição: "o seu aspecto era como de um relâmpago e as suas vestes brancas como a neve" (28,3). Também o autor do Apocalipse viu um anjo poderoso, que descia do céu entre nuvens com um arco-iris sobre a cabeça: seu rosto parecia o sol e suas pernas eram como colunas de fogo (10,1).
Usando esta linguagem a Bíblia não quer dizer que os anjos usam roupas brancas, têm pernas de fogo ou que são um relâmpago, que vemos com nossos olhos. São comparações para traduzir a experiência profunda de uma comunicação espiritual de Deus, através dos seus mensageiros, cujo brilho celeste enche a alma de luz e alegria. (João A. Mac Dowell S.J.)
DO LIVRO:
RELIGIÃO TAMBÉM SE APRENDE-VOLUMES 1 E 2
EDITORA SANTUÁRIO
Pe. Hélio Libardi, C.Ss.R.
http://www.redemptor.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.