
PADRE WALMIR GARCIA DOS SANTOS CSsR
Eliete Ramos: Comente, por favor, esta passagem da Bíblia em Mateus 7, 7-11 que fala qual é o homem entre vós que dá uma pedra a seu filho quando este lhe pede um pão.
Jesus nos chama a atenção para a confiança na oração que fazemos; confiar incondicionalmente em Deus que sabe do que precisamos e nos concede na medida de sua graça e bondade. Ele faz a comparação com o pai que sabe dar coisas boas aos filhos, apesar de terem limites e tendências más.
Não identificada: Dizem que Deus sabe de tudo sobre nós, muito mais do que nós mesmos, então porque temos que confessar?
Deus nos conhece e nos ama, mas Ele jamais nos obriga a alguma coisa. A confissão é um ato de humildade, de reconhecimento do erro cometido e da vontade de ultrapassar a barreira do pecado. Deus perdoa sempre, mas Ele espera que nós o peçamos, pois quem não pede e não quer, como Ele vai perdoar? A confissão é uma busca de conversão; é uma necessidade nossa e não de Deus.
Edna Rodrigues: Poderia me dizer quantas ordens religiosas existem? Ou quais são as principais?
Não sei dizer quantas ordens e congregações religiosas existem, pois são inúmeras. As masculinas são em menor número, mas existe uma infinidade de ordens e congregações femininas. Eu destaco algumas, porém não digo que são as mais importantes, pois cada uma tem a sua importância na Igreja: temos os Franciscanos e Franciscanas, Redentoristas, Capuchinhos, Salesianos e Salesianas, Jesuítas, Clarissas, Carmelitas (Masculinos e femininas), Dominicanos e Dominicanas, Beneditinos e Beneditinas e muitas outras.
Keila Cristina: O que acontece com as pessoas, ou melhor, com a alma das pessoas que morrem sem serem batizadas?
Eu creio na infinita misericórdia de Deus e sei que Ele não deixaria perder pessoas boas que não foram batizadas. Não basta ser batizado para alcançar a salvação, mas que a vida da pessoa seja acompanhada de boas obras e de retidão nas atitudes. É claro que o batismo é fundamental, mas não basta só ele em nossa vida.
Não identificada: O que fazer quando o marido é muito ciumento, daqueles que, quando a mulher vai confessar, ele acha que está confessando porque tem outro?
Eu acredito muito no diálogo, faz bem para o relacionamento. Com pessoas ciumentas precisamos tomar cuidado para não dar motivo e sempre conversar sobre o assunto. Mostre para ele quem você é, e o que vai fazer na Igreja, por exemplo. Infelizmente existem pessoas que, por ignorância vivem desconfiando das outras. O melhor remédio é o diálogo.
Maria Augusta: Explique, por favor, esta passagem: “É mais fácil passar um camelo no fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino dos Céus”.
Jesus está nos alertando sobre a ganância, a busca desenfreada do poder do dinheiro em detrimento da busca do fundamental. A riqueza torna-se mal, quando nós a endeusamos, a idolatramos. Vemos no ensinamento de Jesus que não podemos e nem servir a Deus e ao dinheiro, não que dinheiro seja um mal, mas o mal é o que fazemos com ele. Quando apegamos ao dinheiro como único bem, se torna difícil viver o ensinamento de Deus, daí a impossibilidade de um rico, ou seja, de alguém apegado demais ao dinheiro, entrar no Reino dos céus.
Amélia Regina: O que significa ser pobre de espírito conforme os ensinamentos de Jesus? Teria algo a ver com humildade, submissão?
Os discípulos de Cristo devem se distinguir pela pobreza, desapego dos bens deste mundo, pelo amor aos inimigos, pelo espírito de auto-crítica e de obediência aos ensinamentos de Jesus. Tem tudo a ver com a humildade, com a submissão à vontade de vontade.
Glorinha de Jesus: É certo a missa ser celebrada por pessoas que não sejam padres? Porque isso ocorre frequentemente na minha paróquia.
Minha amiga, claro que não é certo e sei que isso não acontece em sua Paróquia, o que acontece aí certamente é a celebração da Palavra com distribuição da Eucaristia, que pode ser feita por leigos. A missa só pode ser celebrada por padres. Não podemos confundir uma coisa com outra, na celebração da missa tem a consagração do pão e do vinho que se transformam em Corpo e Sangue de Cristo, na celebração da Palavra não tem a consagração, mas as hóstias que já foram consagradas e conservadas no sacrário podem ser distribuídas aos fiéis.
Sandra Elias: Eu não consigo entender porque na Bíblia fala que Deus deu seu único filho para nos salvar, se todos nós fomos criados por Ele? Um Deus perfeito não pode ter preferências. Não oração do “Credo” também fala a mesma coisa.
Todos nós somos filhos de Deus, pois fomos criados à sua semelhança, mas o Filho único do Pai é Jesus, que veio ao mundo para nos salvar, para redimir nossos pecados, pois nós nos afastamos de Deus pelo pecado. O nosso Deus é um só, manifestado em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. O Pai é o criador, o Filho é Jesus Redentor e o Espírito Santo que nos santifica.
Judite Rosa: Tenho uma amiga que é extremamente perfeccionista, exigente até com ela e com as outras pessoas e isso a faz sofrer muito, quando as coisas não saem como ela gostaria. Isso é um defeito ou uma virtude aos olhos de Deus?
O perfeccionismo é um grande defeito, não tem nada de virtude. Precisamos ter humildade em reconhecer que somos imperfeitos, limitados, sujeitos ao erro, mas que precisamos melhorar a cada dia. Ficar exigindo perfeição de si e dos outros é defeito!
Não identificada: Minha irmã mais velha tem 18 anos e fala muito palavrão. Vai à missa todo domingo, mas durante a semana, vira e mexe, ela solta um “nomão” daqueles. Meus pais já cansaram de falar, de ensinar, mas ela nunca aprende. O que fazer?
Eu acredito sempre no diálogo como forma de educar as pessoas, é preciso que vocês insistam em conversar com ela, para que viva com mais coerência a sua fé. Indique para que ela possa conversar com o padre da Igreja onde ela freqüenta, para que tenha uma orientação mais adequada. Mas uma coisa eu digo, não desistam de orientá-la.
Gilda Leite: Até que ponto, na sua opinião, a vaidade é benéfica? Conheço pessoas que tiram da boca para comprar roupas de marca. Também existem pessoas que violam todos os princípios e ensinamentos cristãos por causa de títulos e posição social de destaque. O que o senhor tem a dizer sobre isso? Será que o vaidoso tem lugar especial no céu?
Se o vaidoso tem lugar no céu não podemos dizer, pois o julgamento cabe a Deus e não a nós, mas vaidade é um defeito muito grande, pois os vaidosos fazem de tudo para manter aparências e não buscam a humildade; querem ser mais do que os outros e vivem somente para si, esquecendo dos outros. A vaidade leva a pessoa à cegueira!
Lílian da Silva: O que exatamente significa a palavra “aclamação”?
Aclamação significa aplaudir com entusiasmo por meio de brados ou aplausos; saudar calorosamente. No caso desta palavra usada na liturgia, por exemplo, na aclamação ao evangelho, significa aplaudir calorosamente a Palavra de Deus, reconhecer a sua grande importância para nós.
http://www.matrizdecampinas.org.br/blog-dos-padres
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.