CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA APARECIDA NA VOZ DO PADRE VITOR COELHO CSsR

Ó MARIA SANTÍSSIMA, PELOS MÉRITOS DO SENHOR JESUS CRISTO QUE EM VOSSA IMAGEM MILAGROSA DE APARECIDA ESPALHAIS INÚMEROS BENEFÍCIOS SOBRE O BRASIL, EU, EMBORA INDIGNO DE PERTENCER AO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS, MAS DESEJANDO PARTICIPAR DOS BENEFÍCIOS DA VOSSA MISERICÓRDIA, PROSTRADO A VOSSOS PÉS, CONSAGRO-VOS O ENTENDIMENTO, PARA QUE SEMPRE PENSE NO AMOR QUE MERECEIS. CONSAGRO-VOS A LÍNGUA, PARA QUE SEMPRE VOS LOUVE E PROPAGUE A VOSSA DEVOÇÃO.CONSAGRO-VOS O CORAÇÃO, PARA QUE, DEPOIS DE DEUS, VOS AME SOBRE TODAS AS COUSAS.RECEBEI-NOS, Ó RAINHA INCOMPARÁVEL, QUE NOSSO CRISTO CRUCIFICADO DEU-NOS POR MÃE, NO DITOSO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS. ACOLHEI-NOS DEBAIXO DA VOSSA PROTEÇÃO. SOCORREI-NOS EM NOSSAS NECESSIDADES ESPIRITUAIS E TEMPORAIS E, SOBRETUDO, NA HORA DA NOSSA MORTE. ABENÇOAI-NOS Ó MÃE CELESTIAL, E COM VOSSA PODEROSA INTERCESSÃO FORTALECEI-NOS EM NOSSA FRAQUEZA, A FIM DE QUE, SERVINDO-VOS FIELMENTE NESTA VIDA, POSSAMOS LOUVAR-VOS, AMAR-VOS E RENDER-VOS GRAÇAS NO CÉU, POR TODA A ETERNIDADE. ASSIM SEJA! ...PELA INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA APARECIDA, RAINHA E PADROEIRA DO BRASIL, A BÊNÇÃO DE DEUS ONIPOTENTE, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, DESÇA SOBRE VÓS E PERMANEÇA SEMPRE.AMÉM!

ATUALIZAÇÃO



Em breve atualizaremos essa página.
Por enquanto, para acompanhar as atividades da UNESER, acesse nosso site: www.uneser.com.br

Agradecidos
PRÓXIMOS EVENTOS (Todos estão convidados)


II ENESER VIRTUAL
Dias 23, 24 e 25 de julho de 2021

II ERESER SACRAMENTO
Dias 28 e29de agosto de 2021






SOM NO BLOG

QUANDO QUISER ASSISTIR ALGUM VÍDEO DO BLOG, VÁ ATÉ À "RÁDIO UNESER INTERATIVA" (caixa à direita do blog) E CLIQUE NO BOTÃO DE PAUSA (II).
APÓS ASSISTIR O VÍDEO, CLIQUE NO MESMO BOTÃO (PLAY) PARA CONTINUAR OUVINDO A RÁDIO.

8 de fevereiro de 2010

RELIGIÃO TAMBÉM SE APRENDE - ERRO E PECADO


PADRE HÉLIO DE PESSATO LIBÁRDI CSsR

Até quando um erro é pecado?

É muito importante fazer a distinção entre pecado grave e erro grave, pecado leve e erro leve. Essa distinção nos ajuda; embora devamos afastar todos os erros, sempre nos empenhamos mais nos erros maiores.

Por essa distinção se vê claramente que há erros que podem não ser pecados. No antigo Catecismo nós aprendemos que para haver pecado grave seriam necessárias três condições: matéria grave, pleno conhecimento e pleno consentimento. Essas condições continuam válidas.

Matéria grave quer dizer que precisa ser uma ação que traga em si uma maldade, um prejuízo ou mesmo a destruição parcial ou total ou ainda moral. A maldade não está no objeto, mas está na cabeça das pessoas.

Pleno conhecimento é um critério indispensável, pois sem ter conhecimento claro do que se faz não há moralidade (Bernhard Häring). Quem não sabe o que faz erra, mas não peca. Isso não se liga ao saber ou não se era ou não era pecado, pois o conhecimento se liga à razão de verdade que a realidade possui. Interessa o conteúdo.

Pleno consentimento é quando a pessoa conhecendo o conteúdo, a verdade, a razão de bem, a preponderância desses valores sobre outros valores, não os quer. Prefere deixar o valor certo e escolher o errado.

Além disso, o critério mais forte é o critério dos motivos. Esse critério supõe que a pessoa tenha condição de perceber o sentido das coisas em si. E sabemos que o homem não só é capaz de perceber o sentido, mas também é capaz de dar um sentido às coisas. Por isso Jesus disse que a Lei só não basta. É importante saber os motivos por que a pessoa agiu de determinada forma. Os motivos e intenções valem muito para a pessoa perceber se fez ou não fez um pecado.

Aqui vale o bom senso. No fundo para haver pecado mortal precisa significar uma opção fundamental. O Pe. B. Häring diz que para um que está fervorosamente buscando a Deus como seu último fim, não se pode presumir que tenha cometido um pecado mortal enquanto nele persistir a disposição profunda de fazer o bem. Os atos individuais podem ser graves e sérios, porém provavelmente não são mortais quando se trata de uma pessoa que esteja lutando para vencer um hábito e, imediatamente depois do pecado, arrepende-se seriamente.

Pode, por isso, acontecer que muitos erros que temos feito nem sejam pecados, embora, na medida em que percebemos tais erros, devamos procurar afastá-los, corrigi-los.

Do Livro:
RELIGIÃO TAMBÉM SE APRENDE - VOLUME 3
EDITORA SANTUÁRIO
Pe. Hélio Libardi, C.Ss.R
http://www.redemptor.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.