CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA APARECIDA NA VOZ DO PADRE VITOR COELHO CSsR

Ó MARIA SANTÍSSIMA, PELOS MÉRITOS DO SENHOR JESUS CRISTO QUE EM VOSSA IMAGEM MILAGROSA DE APARECIDA ESPALHAIS INÚMEROS BENEFÍCIOS SOBRE O BRASIL, EU, EMBORA INDIGNO DE PERTENCER AO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS, MAS DESEJANDO PARTICIPAR DOS BENEFÍCIOS DA VOSSA MISERICÓRDIA, PROSTRADO A VOSSOS PÉS, CONSAGRO-VOS O ENTENDIMENTO, PARA QUE SEMPRE PENSE NO AMOR QUE MERECEIS. CONSAGRO-VOS A LÍNGUA, PARA QUE SEMPRE VOS LOUVE E PROPAGUE A VOSSA DEVOÇÃO.CONSAGRO-VOS O CORAÇÃO, PARA QUE, DEPOIS DE DEUS, VOS AME SOBRE TODAS AS COUSAS.RECEBEI-NOS, Ó RAINHA INCOMPARÁVEL, QUE NOSSO CRISTO CRUCIFICADO DEU-NOS POR MÃE, NO DITOSO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS. ACOLHEI-NOS DEBAIXO DA VOSSA PROTEÇÃO. SOCORREI-NOS EM NOSSAS NECESSIDADES ESPIRITUAIS E TEMPORAIS E, SOBRETUDO, NA HORA DA NOSSA MORTE. ABENÇOAI-NOS Ó MÃE CELESTIAL, E COM VOSSA PODEROSA INTERCESSÃO FORTALECEI-NOS EM NOSSA FRAQUEZA, A FIM DE QUE, SERVINDO-VOS FIELMENTE NESTA VIDA, POSSAMOS LOUVAR-VOS, AMAR-VOS E RENDER-VOS GRAÇAS NO CÉU, POR TODA A ETERNIDADE. ASSIM SEJA! ...PELA INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA APARECIDA, RAINHA E PADROEIRA DO BRASIL, A BÊNÇÃO DE DEUS ONIPOTENTE, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, DESÇA SOBRE VÓS E PERMANEÇA SEMPRE.AMÉM!

ATUALIZAÇÃO



Em breve atualizaremos essa página.
Por enquanto, para acompanhar as atividades da UNESER, acesse nosso site: www.uneser.com.br

Agradecidos
PRÓXIMOS EVENTOS (Todos estão convidados)


II ENESER VIRTUAL
Dias 23, 24 e 25 de julho de 2021

II ERESER SACRAMENTO
Dias 28 e29de agosto de 2021






SOM NO BLOG

QUANDO QUISER ASSISTIR ALGUM VÍDEO DO BLOG, VÁ ATÉ À "RÁDIO UNESER INTERATIVA" (caixa à direita do blog) E CLIQUE NO BOTÃO DE PAUSA (II).
APÓS ASSISTIR O VÍDEO, CLIQUE NO MESMO BOTÃO (PLAY) PARA CONTINUAR OUVINDO A RÁDIO.

10 de fevereiro de 2010

Padre Walmir responde em 02/02/10

PADRE WALMIR GARCIA DOS SANTOS CSsR



Marilda Pontes dos Santos: Eu fico confusa com a Bíblia, sempre as mesmas leituras. Por que sempre repete?
Vou lhe explicar uma coisa simples, primeiro você não fica confusa com a Bíblia, mas sim com as leituras da Bíblia feita nas liturgias, não é? Quanto a repetição das leituras é o seguinte: a Igreja destaca na leitura a serem proclamadas na liturgia eucarística os textos mais significativos para o crescimento da fé dos fiéis e colocá-los dentro do mistério salvífico expresso na Palavra de Deus. As leituras usadas nos dias de semana são as mesmas em todos os anos, com exceção da primeira leitura que nos anos pares usam-se umas e nos anos ímpares usam-se outras. Os evangelhos são os mesmos. Agora as leituras de domingo obedecem a uma escala de três anos: Ano A, B e C. No Ano A usa-se o Evangelho de Mateus; ano B o de Marcos e ano C (este ano em curso) o de Lucas. O Evangelho de S. João é usado em festas e celebrações e tempos especiais.

Otilia Curado: Epístola de São Paulo é o mesmo que carta de S. Paulo?
Sim minha amiga as palavras Epístola e Cartas são sinônimas.

Não identificada: Meu irmão usa drogas. Sou muito católica, participo, rezo, mas parece que Deus não tem me ouvido. Sinto-me fraca. O que devo fazer?
Olhe minha amiga não diga que Deus não ouve você, precisamos ter paciência porque Deus tem sua hora, seu tempo, que não é o nosso. Fortaleça-se na esperança. O seu irmão usa drogas por uma iniciativa própria, ou por indução de outros, mas o uso se tornou uma doença que precisa ser tratada. Reze e busque ajuda, converse com ele para saber se ele quer sair desse vício. Se quiser procure um local apropriado para esse fim. Não se esmoreça na oração e muito menos na confiança em Deus.

Ondina da Luz: A cada dia que passa, sabe-se de noticias de centenas de pessoas com depressão. Estão dizendo que é o mal do século. Será que a tristeza, a depressão, o inconformismo não seria falta de fé em Deus, já que a tristeza que sentimos deriva da falta de alguma coisa ou de alguém e não conseguimos nos conformar com isto?
Em primeiro lugar devemos lembrar que depressão é doença e não simplesmente um aspecto da tristeza que podemos sentir de vez em quando. De fato, o mundo em que vivemos é mais propício para o desenvolvimento da depressão por causa do estresse em que vivemos. É preciso se espiritualizar sim, mas não é só isso, precisamos trabalhar com nosso corpo, com nossa mente, para não deixarmos que o estresse nos deixe abatidos, sujeitos à depressão, ao pânico e outras doenças que tem se manifestado em maior número nos dias de hoje, apesar de sempre existirem. A fé, sem dúvida, nos ajuda a enfrentar desafios, mas precisamos de alimentar outros aspectos em nossa vida como o lazer, a convivência com a família e com os amigos, o descanso, evitar o fumo, o álcool, as drogas, a auto medicação e uma série de coisas que praticamos que estragam nosso corpo. Cuidemos bem de nosso corpo, mente e espírito.

Não identificada: Próximo a minha casa tem um ponto de drogas. Devo denunciar?
Claro que deve denunciar sim minha amiga, se não denuncia você está sendo conivente com a situação. Agora tome cuidado para não se expor, faça uma denúncia anônima. Todo cuidado é pouco, pois os traficantes e também os usuários são pessoas perigosas que não admitem ser ameaçados.

Margarida Muniz: Em Mt 6, 7-8 diz assim: “ Nas vossas orações, não multipliqueis as palavras, como fazem os pagãos, que julgam que serão ouvidos à força de palavras. Não os imiteis porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes que vós lhe peçais”. Isso não quer dizer que o terço não é uma repetição também?
Jesus não condenou a repetição e sim a multiplicação de palavras. Ele condenou os discursos grandes e cheios de justificativas que muitas pessoas faziam em suas orações. Não é o belo discurso que convence Deus, mas o coração sincero, arrependido e humilde. A oração deve brotar da sinceridade e da confiança e não do palavreado. O terço é uma forma de oração meditativa, em cada mistério que rezamos, meditamos um aspecto da História da Salvação. Não podemos rezar o terço simplesmente repetindo as Aves Maria, sem a meditação de seus mistérios.

Getúlio Borba: A guerra religiosa, as divisões, brigas, rixas, agressões, mentiras de uma religião contra outra, é um escândalo que prejudica as pessoas, as comunidades e revolta a sociedade. Estas atitudes trazem descrédito, afastamento e decepção das pessoas que, por sua vez, acabam migrando para outro segmento religioso. O que tem a dizer sobre isto?
Para mim o pior escândalo é a divisão das igrejas cristãs. Acho horrível a atitude agressiva existentes entre as diferentes igrejas, como se fossem inimigas. Creio que deveria existir mais respeito entre as diferentes igrejas da mesma religião, pois somos todos cristãos. Infelizmente vejo que o ecumenismo, proposto por algumas igrejas (entre elas a nossa), não é abraçado por todas, pelo contrário, muitas igrejas, principalmente as neo-pentecostais, não admitem o ecumenismo e lutam para destruir as outras igrejas com difamações, inverdades e agressões que não levam a nada, ou levam ao descrédito. Jesus rezou pela união e nós ficamos nos dividindo, indo na contra mão dos ensinamentos daquele a quem nós dizemos seguir.

Não identificada: Quero terminar com meu namorado, mas quando começo o assunto ele fala em suicídio. Não sei mais o que fazer. Caso ele tenha coragem de fazer isso, eu ficarei com sentimento de culpa para o resto da vida. O que faço?
Um relacionamento deve ser fundamentado no amor. Se você não o ama, não tem sentido continuar, mesmo com esse tipo de ameaça. Eu aconselho você a procurar a família desse rapaz e abrir o jogo com eles, para que ele possa fazer um acompanhamento psicológico, ele é desequilibrado, ninguém em sã consciência fica ameaçando os outros assim. Mas aconselho a não continuar sob pressão, ele está chantageando com ameaças, mesmo que elas sejam verdadeiras, você não pode continuar um relacionamento sem amor; a continuidade desse relacionamento pode se transformar num verdadeiro inferno na sua vida. Tome cuidado.

Vila Camila: Por que as pessoas que morrem precisam de oração? O certo não seria orarmos para os que ficam sofrendo por quem se foi, já que sabemos que, morreu, acabou?
Quem disse que morreu acabou? Isso é um absurdo! A morte não é fim, mas passagem. A Bíblia nos ensina que a morte não tem a última palavra, mas após a morte ressuscitamos. A oração por quem já partiu está baseada no ensinamento bíblico, desde o Antigo Testamento que se tem esse costume, veja em 2 Macabeus 12, 38-45 o fundamento mais antigo de oração pelos mortos. É certo também rezarmos para o consolo dos entristecidos. A esperança da ressurreição deve ser vivida por todos nós.

Laís Feitosa: Um seminarista pode rezar missa? Um irmão, como o irmão Diego Joaquim, pode celebrar missas? Eles já têm permissão para exercer os sacramentos?
Não minha amiga, os seminaristas e irmãs, como também as irmãs, não têm e nunca terão permissão para celebrar uma missa, essa função é exclusiva dos ministros ordenados: padres e bispos. Eles podem fazer uma celebração da Palavra, novenas e, com a permissão do Bispo podem presidir casamentos ou celebrar batizados. A Eucaristia, a Unção dos enfermos e a Confissão são reservadas aos padres.

Eugênia: Podemos considerar o Espírito Santo como um santo da nossa Igreja? Como devemos considerá-lo?
Em primeiro lugar vou lhe chamar a atenção, pois sua catequese está falha. Minha querida, o Espírito Santo é Deus, é O SANTO, por excelência. Ele é Deus, e não um santo da nossa Igreja, Ele é, repito, Deus. A terceira pessoa da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.

Adália Maria: Nunca entendi a hierarquia da Igreja. Poderia me explicar, por favor?
A estrutura da Igreja católica funciona assim: O Papa é o coordenador supremo da Igreja, é o Bispo de Roma, a sede da Igreja Católica. Abaixo do Papa vêm os Bispos, que são os responsáveis pelas dioceses espalhadas no mundo inteiro e depois os padres, religiosos e o povo em geral. Temos no governo da Igreja os Cardeais, que são bispos, com esse título de Cardeal, mas não estão acima dos Bispos, apenas exercem algumas funções específicas, como por exemplo, os diversos ministérios da Igreja. Podemos comparar com a estrutura monárquica, onde o Papa seria o Rei, os Bispos seriam os príncipes e assim por diante, mas essa é apenas uma comparação, não funciona assim.

Nélia Porto: Em quais circunstâncias uma pessoa é excomungada? E se arrepender do que fez, pedir perdão à Igreja, ela pode voltar a fazer parte da comunidade?
A excomunhão é uma pena dada em uma situação extrema, por exemplo, quando uma pessoa renega totalmente a fé em Deus, quando provoca um grande escândalo que prejudica a evangelização, ou ainda uma desobediência formal à Igreja (padre ou Bispo que não aceita as normas da Igreja e a autoridade papal, etc). A própria pessoa já está excomungada, ou se excomunga a si mesma pelo seu ato. Excomunhão significa sair da comunhão da Igreja. A Igreja apenas aplica a sentença, declarando que aquela pessoa não faz parte mais da Igreja. Ela pode ser reintegrada se arrepender do ato e, com humildade, pedir a sua volta à comunhão com a Igreja.

Haidê Coelho: Admiro muito o trabalho dos redentoristas aqui em nosso estado; sou apaixonada pela Ordem Franciscana, mas tenho muito carinho por vocês, redentoristas. Gostaria de saber como nasceu esta congregação e qual a função do Provincial?
Obrigado pela admiração a nós, redentoristas. A congregação do Santíssimo Redentor nasceu na Itália, mais precisamente em Scala, perto de Nápolis, sul daquele país. Em 1732, Santo Afonso vendo a carência do atendimento, por parte da Igreja, aos pobres e abandonados que vivam longe dos grandes centros urbanos, resolveu agrupar alguns companheiros e iniciar uma congregação que tivesse por objetivo principal realizar missões evangelizadoras junto a esse povo. Assim surgiu a nossa congregação, que tem a missão principal atender às pessoas mais pobres e abandonadas espiritualmente. Hoje estamos presentes em mais de 70 países e pregamos as chamadas Missões Populares e, também, atendemos a vários Santuários, onde passam milhares de pessoas em busca de atendimento espiritual. A função do Provincial é coordenar os trabalhos de uma região, que chamamos Província. A Província de Goiás compreende os estados de Goiás, Distrito Federal, Tocantins e Mato Grosso. O Provincial é o superior religioso dos padres e irmãos redentoristas que trabalham na região que compreende a Província.

Não identificada: A moçada hoje em dia não está perdendo tempo. Tenho um filho que traz a namorada aqui para casa, entram para o quarto e só Deus sabe o que acontece lá. Seus pais nunca vieram aqui em casa nos conhecer, nem procurar por ela.
É minha amiga, os filhos de hoje não recebem a educação que deviam receber. O seu filho age assim porque vocês não colocam limites na educação dele. Os pais nunca deveriam permitir tal coisa, e vocês sabem muito bem o que acontece lá dentro do quarto, mas fecham os olhos para este absurdo de transformar o lar em motel barato. Desculpe- me mas sua colocação é também um tanto quanto machista, porque só os pais da menina devem ir à sua casa para conhecê-los? E vocês já foram à casa dela para saber quem é, de onde vem, qual a sua índole? Vocês já se interessaram em conhecer os seus pais? Não concordo com esse tipo de educação e de permissividade.

Maria: Peço que fale um pouco sobre o dízimo e para que serve, pois na minha Paróquia, parece que o povo não leva muito a sério. Muitos fazem a ficha e somem e não sei como ir atrás, ver o que está acontecendo. Eu faço parte da Pastoral do dízimo e quero fazer alguma coisa, por isso espero sua orientação.
O Dízimo é uma retribuição que fazemos a Deus pelos dons que por Ele recebemos. É uma forma de gratidão pelo que recebemos. O Dízimo serve para a manutenção da Igreja (Luz, água, material litúrgico), para a manutenção dos ministros da Igreja e também para a ação social que a Igreja deve realizar com as pessoas mais carentes. Você, que faz parte da Pastoral do Dízimo deve motivar, entrar em contato, com os dizimistas através de cartas, cartões cumprimentando pelo aniversário e outras formas. Aqui em nossa paróquia nós rezamos a missa todos os dias pelos aniversariantes dizimistas do dia, enviamos pelo correio cartão de felicitação, nas missas de todo segundo domingo do mês apresentamos uma motivação. É assim que vamos conscientizando as pessoas.

Tereza de Cássia Neves: No tempo que Jesus pregava, ele andava no meio do povo, e entre este povo estavam infiltrados doutores da Lei que muitas vezes faziam perguntas a Jesus para testá-lo e até confabulavam contra ele. Por que quando ele foi preso, precisou de alguém que o traísse e entregasse? Os que queriam matá-lo não o conheciam?
Jesus era muito popular e viva cercado de muita gente, uma prisão no meio do povo poderia provocar rebelião e revolta, por isso eles queriam prendê-lo num momento em que ele estivesse a sós, com seus discípulos. Por isso criaram motivos e viram em Judas, que era interesseiro por dinheiro, um que poderia ajudá-los a realizar este intento.

http://www.matrizdecampinas.org.br/blog-dos-padres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.