AS ESTAÇÕES DA VIDA
A segunda metade de fevereiro é marcada pela Quaresma, que vem logo depois das festas de fim e começo de ano. Alegria e seriedade, reflexão e descontração, trabalho e lazer, são estações que se vão alternando em nossa vida. Precisamos disso, dessa variação que evita a rotina, que nos ajuda com novos recomeços a manter a caminhada mais firme.
O tempo da Quaresma poderá ajudar-nos a relembrar as propostas de Cristo, e a fazer uma revisão em nossa vida, para reforçar o que houver de bom e consertar o que não estiver bem, e tomar as decisões convenientes. Tradicionalmente a Quaresma é marcada pelas idéias de oração, jejum e esmola. É tempo de oração, de contato mais intenso com Deus, de diálogo mais compromotido e de reflexão mais séria. Jejum vem a ser nosso esforço para nos concentrar no que realmente importa, sem nos prender em ilusões. Tempo de esmola ou, em nossa linguagem atual, tempo de partilha mais generosa, de atenção redobrada às necessidades de nossos irmãos de perto e de longe.
Vamos tentar viver intensamente essa estação, esse tempo, e que Deus nos ajude a amadurecer.
ORAÇÃO DA MANHÃ PARA TODOS OS DIAS
Senhor, meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor. Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade. Fazei de mim uma bênção para todos os que eu encontrar. Amém.
As reflexões seguintes supõem que você antes leu o texto evangélico indicado.
1 de Fevereiro - Segunda-Feira
Santa Veridiana
EVANGELHO (MC 5, 1-20)
"Vai para casa, para junto dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti"
Marcos aceita uma narrativa popular, porque mostra bem o poder libertador de Jesus. Caso de possessão ou loucura, o que importa é que Jesus, com uma simples palavra, pode devolver a saúde e a paz, do corpo e da alma. Jesus não aceitou o homem no seu grupo de discípulos mais próximos, a quem haveria de confiar uma tarefa especial, mas lembrou-lhe a tarefa confiada a todos que nele acreditam: anunciar a salvação.
ORAÇÃO
Senhor Jesus, eu também preciso muito de paz. Nem preciso de demônios para me inquietar; bastam meus medos, minhas ansiedades e preocupações exageradas. Limpai meu coração, iluminai-me para que possa ver tudo em sua devida proporção. Ajudai-me, para que minhas atitudes deixem transparecer alegria e tranquilidade, paz e abertura para o diálogo, de modo que eu não perturbe a paz de meus irmãos.Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.