CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA APARECIDA NA VOZ DO PADRE VITOR COELHO CSsR

Ó MARIA SANTÍSSIMA, PELOS MÉRITOS DO SENHOR JESUS CRISTO QUE EM VOSSA IMAGEM MILAGROSA DE APARECIDA ESPALHAIS INÚMEROS BENEFÍCIOS SOBRE O BRASIL, EU, EMBORA INDIGNO DE PERTENCER AO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS, MAS DESEJANDO PARTICIPAR DOS BENEFÍCIOS DA VOSSA MISERICÓRDIA, PROSTRADO A VOSSOS PÉS, CONSAGRO-VOS O ENTENDIMENTO, PARA QUE SEMPRE PENSE NO AMOR QUE MERECEIS. CONSAGRO-VOS A LÍNGUA, PARA QUE SEMPRE VOS LOUVE E PROPAGUE A VOSSA DEVOÇÃO.CONSAGRO-VOS O CORAÇÃO, PARA QUE, DEPOIS DE DEUS, VOS AME SOBRE TODAS AS COUSAS.RECEBEI-NOS, Ó RAINHA INCOMPARÁVEL, QUE NOSSO CRISTO CRUCIFICADO DEU-NOS POR MÃE, NO DITOSO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS. ACOLHEI-NOS DEBAIXO DA VOSSA PROTEÇÃO. SOCORREI-NOS EM NOSSAS NECESSIDADES ESPIRITUAIS E TEMPORAIS E, SOBRETUDO, NA HORA DA NOSSA MORTE. ABENÇOAI-NOS Ó MÃE CELESTIAL, E COM VOSSA PODEROSA INTERCESSÃO FORTALECEI-NOS EM NOSSA FRAQUEZA, A FIM DE QUE, SERVINDO-VOS FIELMENTE NESTA VIDA, POSSAMOS LOUVAR-VOS, AMAR-VOS E RENDER-VOS GRAÇAS NO CÉU, POR TODA A ETERNIDADE. ASSIM SEJA! ...PELA INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA APARECIDA, RAINHA E PADROEIRA DO BRASIL, A BÊNÇÃO DE DEUS ONIPOTENTE, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, DESÇA SOBRE VÓS E PERMANEÇA SEMPRE.AMÉM!

ATUALIZAÇÃO



Em breve atualizaremos essa página.
Por enquanto, para acompanhar as atividades da UNESER, acesse nosso site: www.uneser.com.br

Agradecidos
PRÓXIMOS EVENTOS (Todos estão convidados)


II ENESER VIRTUAL
Dias 23, 24 e 25 de julho de 2021

II ERESER SACRAMENTO
Dias 28 e29de agosto de 2021






SOM NO BLOG

QUANDO QUISER ASSISTIR ALGUM VÍDEO DO BLOG, VÁ ATÉ À "RÁDIO UNESER INTERATIVA" (caixa à direita do blog) E CLIQUE NO BOTÃO DE PAUSA (II).
APÓS ASSISTIR O VÍDEO, CLIQUE NO MESMO BOTÃO (PLAY) PARA CONTINUAR OUVINDO A RÁDIO.

28 de fevereiro de 2010

Homilia do 2º Domingo da Quaresma (28.02.10)


Pe. Luiz Carlos de Oliveira CSsR


“É bom estarmos aqui”

Escutai o que Ele diz
Luz e trevas! Vida e morte! Palavras que se encontram presentes na compreensão do mistério de Cristo e do caminho do discípulo. Iniciamos a Quaresma contemplando Cristo em sua tentação, momento das trevas e da luz. Somos tomados pela angústia da fragilidade e do pecado. Para compreender esta situação e superar o escândalo da Cruz, contemplamos Jesus em sua da Ressurreição anunciada pela Transfiguração. Temos, assim, a confiança da vitória da Ressurreição de Jesus e de nossa ressurreição com Ele. A Transfiguração de Jesus não pode ser vista somente com uma cena bonita que Pedro relembra, em sua carta, como um forte argumento: “Não foi seguindo fábulas sutís, mas por termos sido testemunhas oculares de sua majestade... quando estávamos com Ele no monte santo” (2Pd 1,16.18). Na montanha do Tabor há um ensinamento fundamental aos discípulos de Jesus: “A Lei e os Profetas vieram até João. Daí em diante é anunciada a Boa Nova do Reino” (Lc 16,16). Jesus se transfigura e, a seu lado, aparecem Moisés e Elias, simbolizando o Antigo Testamento, a Lei e os Profetas: “Quando iam embora, Pedro faz a proposta de construir três tendas para manter aquela beleza (Lc 9,33). É a tentação da comunidade de continuar no Antigo Testamento, sem assumir a novidade do Reino. Em Jesus a Lei e a Profecia chegam a sua perfeição e encerram sua função. A voz do Pai é clara indicando quem é a Lei e quem é o Profeta: “Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que Ele diz”(35). Agora é Jesus quem fala. Fala a Palavra do Pai. Entrar na nuvem significa entrar na presença de Deus. Lembra a teofania (manifestação de Deus) no Sinai. Tendo mostrado a Glória podem descer da montanha e continuar o caminho para Jerusalém onde se realizará o desígnio de Deus na Morte e Ressurreição. A comunidade não dispensa a Lei e os Profetas, mas os compreende através de Jesus.
Promessa de uma terra
Nessa Quaresma refletimos sobre as alianças de Deus com seu povo. Deus escolheu e fez aliança com Abrão. Recebe a promessa de ser um grande povo e possuir uma terra, como lemos: “Olha para o céu e conta as estrelas se fores capaz... Assim será a tua descendência”. A teus descendentes darei esta terra”(Gn 15,5.18). Esta aliança de Deus com Abrão se dá dentro de um ritual muito forte no qual se cortam ao meio os animais. Abrão passou entre as partes dizendo as maldições rituais. O patriarca entra em profundo torpor e terror, sinais da presença de Deus. Deus, como tocha de fogo, faz o mesmo ritual, consumindo as vítima. Deus faz com ele a aliança da terra. Deus é fiel. Esta aliança que será completa pela nova aliança realizada em Cristo, através de seu corpo ferido. Jesus é fiel a esta nova aliança e associa a si todo aquele que n’Ele crê. A nos cabe a fidelidade.
Somos cidadãos do Céu
A Transfiguração de Jesus é uma meta para todo o cristão: seremos também transfigurados: “Ele transformará nosso corpo humilhado e o tornará semelhante a seu corpo glorificado” (Fl 3,21), pois somos cidadãos dos Céus (20). Abraão foi pai do povo, ganhou a terra, teve uma descendência que chegou a sua meta: manifestar ao mundo o Filho de Deus que em si uniu todos os povos como único povo. A transfiguração é também um caminho para a vida: viver transfigurados pelas atitudes coerentes com a fé
Leituras: Gn 15,5-12.17-18;Salmo 26 Filipenses 3,17-4,1; Lucas 9,28b-36;

1. Iniciamos a Quaresma contemplando as tentações de Cristo e a situação frágil em que se encontra o homem. Para compreender essa situação e superar o escândalo da Cruz, contemplamos a Ressurreição simbolizada pela Transfiguração de Cristo. Ela não é só um fato bonito, mas um indicativo da missão de Cristo. Ele está com Moisés e Elias, a Lei e os Profetas. A voz do Pai mostra que em Cristo está a Lei e a Profecia. Agora é Ele quem deve ser ouvido. Pedro mostra a vontade da comunidade de manter o Antigo Testamento. Mas em Jesus está a Nova Lei.

2. A Quaresma deste ano reflete as alianças de Deus com seu Povo, a partir de Abrão a quem Promete a descendência e a terra. O ritual da aliança é um modo de expressar o comprometimento de Deus e de Abrão. O profundo torpor e o terror simbolizam a presença de Deus. A aliança será completa em Cristo. Ele a realiza em seu corpo partido. Jesus associa a si o fiel. A nós cabe também a fidelidade.

3. A Transfiguração é uma meta para todo o cristão: Ele transformará nosso corpo humilhado e o tornará semelhante a seu corpo glorificado, pois somos cidadãos dos Céus. Abraão foi pai do povo, ganhou a terra e teve uma descendência. Para manifestar o Filho ao mundo o Pai uniu a tidos todos os povos num único povo. Viver transfigurado é uma meta coerente da fé.


Vaga-lume de Deus

O vaga-lume tem uma luz que lhe é própria. É uma maravilha vê-los brilhar na noite. Uma vez eu corri atrás de um vaga-lume e era o cigarro de um sujeito que não enxerguei. Quase deu confusão.
No domingo passado vimos a tentação, a força do mal que atua em nós. Agora contemplamos a luz de Deus, a divindade que se manifesta em Jesus e em nós, quando o assumimos pela fé. Jesus se transfigura e mostrando a beleza de sua divindade. O Pai mostra seu amor por Ele e diz que devemos ouvi-lo. Assim chegamos à mesma transfiguração.
Paulo diz que somos cidadãos dos Céus. É uma maneira nova de dizer esta beleza que Jesus põe em nós.
Deus faz aliança com Abraão criando para si um povo que é a semente deste futuro desta nova realidade que viveremos.
Temos uma luz espiritual que é a presença do Espírito em nós, como um vaga-lume de Deus. Ouvimos na Bíblia, resplandecerão como os anjos no Céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.