CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA APARECIDA NA VOZ DO PADRE VITOR COELHO CSsR

Ó MARIA SANTÍSSIMA, PELOS MÉRITOS DO SENHOR JESUS CRISTO QUE EM VOSSA IMAGEM MILAGROSA DE APARECIDA ESPALHAIS INÚMEROS BENEFÍCIOS SOBRE O BRASIL, EU, EMBORA INDIGNO DE PERTENCER AO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS, MAS DESEJANDO PARTICIPAR DOS BENEFÍCIOS DA VOSSA MISERICÓRDIA, PROSTRADO A VOSSOS PÉS, CONSAGRO-VOS O ENTENDIMENTO, PARA QUE SEMPRE PENSE NO AMOR QUE MERECEIS. CONSAGRO-VOS A LÍNGUA, PARA QUE SEMPRE VOS LOUVE E PROPAGUE A VOSSA DEVOÇÃO.CONSAGRO-VOS O CORAÇÃO, PARA QUE, DEPOIS DE DEUS, VOS AME SOBRE TODAS AS COUSAS.RECEBEI-NOS, Ó RAINHA INCOMPARÁVEL, QUE NOSSO CRISTO CRUCIFICADO DEU-NOS POR MÃE, NO DITOSO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS. ACOLHEI-NOS DEBAIXO DA VOSSA PROTEÇÃO. SOCORREI-NOS EM NOSSAS NECESSIDADES ESPIRITUAIS E TEMPORAIS E, SOBRETUDO, NA HORA DA NOSSA MORTE. ABENÇOAI-NOS Ó MÃE CELESTIAL, E COM VOSSA PODEROSA INTERCESSÃO FORTALECEI-NOS EM NOSSA FRAQUEZA, A FIM DE QUE, SERVINDO-VOS FIELMENTE NESTA VIDA, POSSAMOS LOUVAR-VOS, AMAR-VOS E RENDER-VOS GRAÇAS NO CÉU, POR TODA A ETERNIDADE. ASSIM SEJA! ...PELA INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA APARECIDA, RAINHA E PADROEIRA DO BRASIL, A BÊNÇÃO DE DEUS ONIPOTENTE, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, DESÇA SOBRE VÓS E PERMANEÇA SEMPRE.AMÉM!

ATUALIZAÇÃO



Em breve atualizaremos essa página.
Por enquanto, para acompanhar as atividades da UNESER, acesse nosso site: www.uneser.com.br

Agradecidos
PRÓXIMOS EVENTOS (Todos estão convidados)


II ENESER VIRTUAL
Dias 23, 24 e 25 de julho de 2021

II ERESER SACRAMENTO
Dias 28 e29de agosto de 2021






SOM NO BLOG

QUANDO QUISER ASSISTIR ALGUM VÍDEO DO BLOG, VÁ ATÉ À "RÁDIO UNESER INTERATIVA" (caixa à direita do blog) E CLIQUE NO BOTÃO DE PAUSA (II).
APÓS ASSISTIR O VÍDEO, CLIQUE NO MESMO BOTÃO (PLAY) PARA CONTINUAR OUVINDO A RÁDIO.

7 de fevereiro de 2010

Homilia 5º Domingo Comum (07.02.10)


Pe. Luiz Carlos de Oliveira CSsR

“Lançar as redes”

Em vosso nome lançaremos as redes
Jesus veio anunciar e implantar o Reino de Deus. O Evangelista usa o símbolo da barca e da pesca abundante. Tendo instruído os discípulos com a palavra, Jesus os instrui com o sinal da pesca. Neste contexto faz o chamado para serem anunciadores. O texto do profeta Isaias narra sua vocação que se dá no templo como teofania da glória. Deus fala de sua glória: “Pergunta: ‘Quem enviarei? Quem irá por nós?’ Respondi: ‘Aqui estou! Enviai-me!”’ (Is 6,8). Jesus manifesta sua glória na simplicidade da Encarnação. Sua Pessoa, palavras e abras refletem a carne humana. O trono de Jesus é a barca. O anúncio também se encarnou. Cristo fala da barca, instrumento de trabalho do homem simples e forte no trabalho. A santidade de Deus que se manifesta na sua glória exerce sobre o homem uma atração profunda e ao mesmo tempo um temor reverencial. Jesus também manifesta este aspecto da divindade: “Ao ver aquilo, o milagre da pesca, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: ‘Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!’” (Lc 5,8). Paulo diz que, também teve a visão do Ressuscitado como os outros discípulos, (ICor 15,8). Isso lhe dá condições para anúncio. Experiência da Santidade de Deus é fundamental para a vida cristã e para lançar as redes para a pesca. Sem ela a pregação se torna ideologia, não transmissão da Palavra. O mesmo Deus que falou no Sinai, falou no templo com esplendor e majestade, falou por Jesus e agora fala pela boca de todo aquele que, experiente de sua Santidade, O anuncia. A Igreja continua a anunciar como Jesus. Ela não pode perder a disposição de evangelizar em águas profundas. Deve sair do raso que não incomoda e não cobra. A pregação precisa ter o sentido da santidade de Deus.
Lábios purificados
Isaias e Pedro têm medo, pois sabiam que eram pecadores. A experiência de Deus dá consistência à pregação. Deixar-se tocar por Ele, tendo sempre presente que Ele será o caminho do pregador. Os que vivem de Deus são tochas incandescentes que iluminam e aquecem. Falando a partir de Deus, terão linguagem atualizada dentro do mundo do mal, que Jesus chama de águas profundas. O anúncio tem caráter de purificação, pois vem acompanhado com o fogo purificador do altar que purifica quem ouve e quem anuncia. Ver Deus é morrer, diz o profeta. Podemos entender que ver Deus é morrer para muita coisa que obstacula vê-lo e é falar com o poder de Jesus, na Igreja. Uma Igreja domesticada, temerosa e escondida nas sacristias, não anuncia. O Evangelho diz que os homens consertavam as redes. É preciso estar pronto a renovar os meios de pregação.
O que recebi, transmiti...
Paulo não se sente dono do Evangelho. Diz: “O que vos transmiti, em primeiro lugar, foi aquilo que eu mesmo tinha recebido” (ICor 15,3). Anuncia o que recebeu pela Tradição. Tradição não são vestes ou ritos, mas a fé que nos é transmitida e passada com fidelidade. Tendo recebido, se oferece para anunciar. Quem conhece Jesus não se nega fazê-lo conhecido e amado. Não tem medo de anunciar. Falar sem ousadia de anunciar, demonstra a falta de contato com a santidade de Deus. Em cada Eucaristia nós, no canto do santo, recordamos este encontro com a Santidade de Deus e nela nos encontramos com a Santidade de Deus que nos estimula a anunciar o que recebemos.


Leituras: Isaias 6,1-2ª.3-8; Salmo 1371Cor 15,3-8.11;Lucas 5,1-11b.

1. Jesus veio anunciar e implantar o Reino de Deus. Para explicar a pregação usa o símbolo da pesca abundante nas águas fundas. A liturgia faz a comparação entre a vocação de Isaias no templo e a vocação dos apóstolos. Jesus os chama na simplicidade de uma barca. O fundamental é ser tocado pela Santidade de Deus. Diante dele o homem se sente pecador. A Igreja continua a anunciar com o mesmo vigor. Não pode perder o sentido da Santidade de Deus.

2. A experiência de Deus dá consistência à pregação. Os que vivem de Deus são tochas que iluminam e aquecem. Falando a partir de Deus terão linguagem atualizada. O anúncio tem caráter de purificação que vem do altar e purifica o que anuncia e o que ouve. É preciso estar sempre reformando as redes da pesca da evangelização.

3. Paulo reconhece que recebeu um anúncio que ele transmite. É a Tradição da fé. Quem conhece Jesus não se nega fazê-lo conhecido. Falar sem ousadia significa não ser tocado pela Santidade de Deus. Em cda missa podemos tocar essa Santidade.


Histórias de pescador

Pescador não mente, engana-se para melhor.
Lemos no Evangelho que Ele pregara da barca para o povo. A barca simboliza o Reino, reunião dos que seguem Jesus. Depois manda que remem para as águas mais profundas para lançar as redes, isto é: a pregação tem que sair da barra da saia e ir longe. Pedro disse que trabalharam a noite toda e nada pescaram. Só com a força humana não fazemos nada. Mas enviados por Jesus, a pregação se torna fecunda. Os apóstolos vêem que a pregação dá grande resultado.
Neste texto Lucas nos ensina que Jesus é o enviado do Pai para anunciar o Reino. Ele associa a si os discípulos. A profecia vem de Deus. A força da Palavra está em Jesus – Ele manda jogar a rede do lado direito (não tem nada a ver com política). No Antigo Testamento vemos Isaias recebendo o envio para anunciar a partir da experiência de Deus. Paulo tem a experiência de Cristo que o escolhe e envia.
A Tradição que a comunidade vive é também um critério de envio. Paulo recebeu dos outros a experiência da fé.
É importante estar aberto a Jesus que continua enviado a anunciar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.