
EM 40 ANOS A TERRA ESTARÁ DESTRUÍDA!
Com alegria participei, entre 05 e 07 de fevereiro, do Retiro Espiritual nas Pedrinhas, organizado pelos Pe. Hélio Libardi, Nélson Nunes, Manoel Hildegardo e Paulinho Oliveira. Foi uma excelente ocasião para reencontrar tantos amigos da UNESER e receber de todos uma vigorosa carga de vitalidade!
Ainda tive a agradável surpresa de rever, após tantos anos, o Pe. Edgar Ferrari, com quem partilhei muitas atividades, a última delas na OAF – Organização do Auxílio Fraterno, que atua entre pessoas de rua na cidade de São Paulo. Utilizando experiências de sua história individual, ele nos apresentou o livro de Jonas, o profeta rebelde.
Chamado para despertar uma cidade, Jonas embarca imediatamente num navio para bem longe. Prestes a naufragar, é atirado ao mar e engolido por uma baleia. No útero do oceano passa por um período de depuração interior: não foram três dias e três noites de carnaval!
Refeito, Jonas é devolvido à terra firme e se dirige à Nínive. Fala sobre os recentes sinais de alerta, observados na natureza e na sociedade. Conclui incisivo: neste ritmo, dentro de 40 dias a destruição será completa!
O resultado foi absolutamente incrível!. Bastou apenas um dia para a transformação radical: até os políticos tomaram a decisão de mudar seu comportamento! Sucesso de primeira: Nínive saiu da órbita de destruição!
No entanto, isto causou a Jonas um enorme desgosto. Por demais apegado à sua própria imagem de profeta, só aceitava um desfecho catastrófico. Queria ver Nínive reduzida a cinzas. Retirou-se da cidade e fechou-se em sua tenda para ruminar a irritação. Nem Javé conseguiu libertá-lo de sua obstinação e ele preferiu morrer! De todos os personagens da estória, Jonas foi o único que insistiu no roteiro de destruição!
Infelizmente, ele perdeu o ponto principal da advertência: o que importa não é reduzir Nínive a cinzas e sim sua reconstrução sobre novos fundamentos. A dinâmica da mensagem não fica presa dentro dos estreitos limites de quem a profere. Ela é destinada a todas as pessoas de boa vontade e não leva em consideração a quantidade de erros cometidos até agora. Pelo contrário: visa a construir, a partir da consciência dos erros cometidos, uma humanidade mais sábia, solidária e integrada com o universo. Das cinzas a fênix é convidada a levantar seu vôo em direção ao infinito!
A proposta de mudança interpelou Jonas, através dele chegou a multidões, porém não produziu resultado positivo dentro dele por falta de receptividade. Ofuscado por sua míope interpretação, fechou seus horizontes, perdeu a sintonia com o centro da Vida, desconectou-se de tudo e de todos, preferiu morrer.
A boa notícia é universal, até os animais têm espaço dentro do novo projeto. Mas se não é colocada em prática, então é inevitável a destruição. Para acontecer o milagre da virada é suficiente a decisão de retomada no momento presente! Em outras palavras: todos sempre temos chances, mas é necessária uma sincera mudança de atitude no instante presente. Não mais que um dia para acontecer o incrível: HOJE É O DIA! AGORA É O MOMENTO!
As situações concretas do dia-a-dia nos interpelam constantemente... Exigem de nós uma sensibilidade atenta para captar seus sinais e responder a eles com a máxima habilidade. Se nos descuidarmos, seremos nossos próprios algozes!
Edélcio Costa Lima. (Turma 1964)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.