
Chegamos ao final de nossas reflexões sobre o Batismo, Jesus ensinou o fariseu Nicodemos: “Se alguém não nasce do alto, não poderá ver o Reino de Deus... ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nasce da Água e do Espírito. O que nasce da carne, é carne” (Jo 3,3.3-6)
“Quem crer e for batizado, será salvo” (Mc 16,16). A oferta e possibilidade da salvação, para participar do Reino de Deus em sua plenitude e perfeição, é uma oferta universal oferecida a todos, sem distinção. Mas, como a salvação embora oferecida gratuitamente a todos, vai depender da livre aceitação das pessoas, segue-se que: quem não quiser a salvação, não terá: nasceu da carne, viveu na carne, praticou obras da carne... morrerá com a carne.
Não havendo para essas pessoas (se as houver), o nascimento pela água e pelo Espírito, não haverá para elas, a Ressurreição e a vida eterna. Não será nenhuma injustiça contra essas pessoas. Deus respeita sua opção: não querer a Ressurreição nem a vida eterna. Sua morte será morte eterna.Arriscando uma hipótese, possível, mas polêmica gostaria de afirmar. A Salvação é Universal para todos que a desejarem... para os que não a quiserem, a morte será o fim.
Assim poderemos entender o ensinamento de Paulo, em, sua carta aos Romanos: A criação abriga a Esperança, pois ela também será liberta da escravidão da corrupção, para participar da liberdade e da glória dos Filhos de Deus.
A criação geme em dores de parto... e nós também que possuímos os primeiros frutos do Espírito... esperamos a adoção e a libertação par nosso corpo.” (Rm 8,20-24)Até lá, caminheiros da Esperança!
Pe. Ângelo Licati, CSsR
http://www.matrizdecampinas.org.br/blog-dos-padres
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.