10 DE JANEIRO 2009+
Faleceu aos 95 anos no Convento Redentorista do Santuário Nacional, o missionário Redentorista padre Luiz Inocêncio Pereira. Conhecido por muitos, padre Inocêncio gostava e entendia muito de física, matemática e astronomia e era muito querido e, apesar da avançada idade, fazia questão de participar da Santa Missa no Santuário sempre que possível. Durante muitos anos ele pessoalmente controlava as estatísticas sobre o fluxo de romeiros em Aparecida (SP). O sistema de controle do movimento de pessoas, ônibus, carros, etc, em Aparecida, é de sua iniciativa e criação. Deixou irmãos e parentes, inclusive uma sua irmã, que é Religiosa das Irmãs Cabrini, e que mora na Argentina. Padre Inocêncio foi velado na Capela de São José, no Santuário Nacional. A missa de corpo presente foi no dia 11, às 16h. O sepultamento se deu logo após.
Biografia: Nasceu em 22 de junho de 1914, no Bairro do Brás, em São Paulo (SP). Entrou para o Seminário Redentorista Santo Afonso, em Aparecida, em junho de 1932, terminando o curso em dezembro de 1935. Fez o Noviciado em Pindamonhangaba, durante o ano de 1936, onde fez a Profissão Religiosa na Congregação do Santíssimo Redentor, no ano de 1937. Fez o Seminário Maior em Tietê (SP) onde fez a Profissão Perpétua (1940). Foi Ordenado Sacerdote em São Paulo (SP), na Igreja de Santa Efigênia (Catedral Provisória), em 08 de dezembro de 1941, por Dom José Gaspar de Fonseca e Silva, então Arcebispo de São Paulo. Como Vigário Cooperador passou por Aparecida (SP)e pelas cidades gaúchas de Pinheiro Marcado, Carazinho e Ijuí (RS), retornando em para Aparecida . Em dezembro de 1950 foi transferido para a Comunidade do Seminário Santo Afonso, o chamado Colegião, e foi o encarregado da construção do novo Seminário, onde foi considerado ‘alma da construção. Aí ficou até janeiro de 1953. Em janeiro de 1953 foi para Passo Fundo (RS), como encarregado da construção do novo Seminário Redentorista de Passo Fundo (RS). Voltou então para São Paulo (SP), morando na Penha e no Jardim Paulistano, como Vigário Cooperador. Desde 16 de janeiro de 1967 morava no Convento do Santuário Nacional, em Aparecida (SP). Pe. Inocêncio foi considerado um excelente agrimensor e topógrafo. Mediu e fez plantas de todos os terrenos da Congregação nos Estados de São Paulo e de Goiás, inclusive da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia.
Flávia Gabriela/ Assessoria de Imprensa
SALA DE IMPRENSA DO SANTUÁRIO NACIONAL
Nota: Quando esteve no convento da Penha, Pe. Inocêncio acompanhou a construção da torre da Igreja daquele bairro. Eu era seminarista, e, em férias, fui visitar as obras. O Pe.Inocêncio levou-me a uma aventura inesquecível: Conduziu-me a bons metros do solo, em um elevador de madeira, totalmente aberto, usado pelos operários da obra.
Enquanto subíamos ele dizia:
-Olhe apenas para o centro, não olhe para os lados...Fique calmo, não há problema...
Ao chegarmos , bem ao alto, tive de sair do elevador para a plataforma construída do teto da torre...havia um vão entre o elevador e a torre de mais ou menos uns 30 cm, que me pareciam uns 3 metros...Saí de lá num pulo, ao invés de um tranquilo passo e já pensando como seria o retorno, com o coração na boca! Mas tudo foi muito bem com o apoio do inesquecível Pe.Inocêncio. (Antônio Ierárdi)

Meu nome é Sebastião Messias Ribeiro , conheci o Padre Luiz Inocêncio em 2008 eu minha esposa Maria Bernadete e o mesmo nos tratou com muito carinho e respeito.Tiramos algumas fotos com o mesmo mas infelizmente o filme queimou mas a sua imagem está guardada para sempre em nossos corações.Desde de 2008 nós vamos ao Santuário e no ano de 2009 quando planejávamos revê-lo ele faleceu.Que Deus o abençoe onde ele estiver e que o mesmo ore para nós aqui na terra pois estamos precisando muito das suas orações.Amém.
ResponderExcluir