9 DE JANEIRO – SANTOS DO DIA
QUASE TRÊS ANOS SEM PAPA
QUASE TRÊS ANOS SEM PAPA
O Papa Clemente IV (1210-1276) havia morrido em 1268. Já estavam no ano de 1271, e os cardeais eleitores ainda não tinham chegado a um consenso na eleição do sucessor de Clemente IV. Já que as autoridades da cidade não conseguiam apressar a eleição, o povo interveio. Cortaram a alimentação dos cardeais e descobriram o telhado casa onde estavam reunidos.
Resolveram eleger alguém que não fosse cardeal. Escolheram Teobaldo, ainda sem as Ordens Sacras. Além do mais, estava numa missão de paz como legado. Mensageiros apressaram-se em levar-lhe a notícia. Ele se espantou, mas teve que aceitar. Chegando a Roma, recebeu as Ordens Sacras do presbiterado, do episcopado e depois foi coroado Papa com o nome de Gregório X.
Um dos seus planos de governo era libertar a Terra Santa, empenhando nessa tarefa os cristãos do Oriente e Ocidente, e assim faze-los reconciliar-se mutuamente. Gregório X teve belos planos, mas faltou tempo para realiza-los. Por isso é o Papa dos grandes empreendimentos não realizados.
Morreu santamente, como santamente viveu.
RENUNCIOU ÀS HONRAS DO EPISCOPADO
Santo Adriano, natural da África (+710), é um dos vários santos que, por humildade, renunciaram às honras do episcopado. Escolhido para o arcebispado de Cantuária, recusou terminantemente. O Papa aceitou a renúncia, mas obrigou-o a ser companheiro e conselheiro de Teodoro, que aceitou o encargo de arcebispo no seu lugar. O próprio Adriano o apresentou para substituí-lo.
Para não desgostar demais o Papa, Adriano assumiu a direção do mosteiro São Pedro na mesma cidade de Cantuária. Graças ao seu grande zelo, muitos jovens sentiram-se atraídos para o serviço de Deus na vida monacal. Trabalhou quase 40 anos na Inglaterra, longe da sua pátria. - Apesar de tantos recuos e recusas, ambos foram canonizados
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
http://www.boletimpadrepelagio.org
Resolveram eleger alguém que não fosse cardeal. Escolheram Teobaldo, ainda sem as Ordens Sacras. Além do mais, estava numa missão de paz como legado. Mensageiros apressaram-se em levar-lhe a notícia. Ele se espantou, mas teve que aceitar. Chegando a Roma, recebeu as Ordens Sacras do presbiterado, do episcopado e depois foi coroado Papa com o nome de Gregório X.Um dos seus planos de governo era libertar a Terra Santa, empenhando nessa tarefa os cristãos do Oriente e Ocidente, e assim faze-los reconciliar-se mutuamente. Gregório X teve belos planos, mas faltou tempo para realiza-los. Por isso é o Papa dos grandes empreendimentos não realizados.
Morreu santamente, como santamente viveu.
RENUNCIOU ÀS HONRAS DO EPISCOPADO
Santo Adriano, natural da África (+710), é um dos vários santos que, por humildade, renunciaram às honras do episcopado. Escolhido para o arcebispado de Cantuária, recusou terminantemente. O Papa aceitou a renúncia, mas obrigou-o a ser companheiro e conselheiro de Teodoro, que aceitou o encargo de arcebispo no seu lugar. O próprio Adriano o apresentou para substituí-lo.Para não desgostar demais o Papa, Adriano assumiu a direção do mosteiro São Pedro na mesma cidade de Cantuária. Graças ao seu grande zelo, muitos jovens sentiram-se atraídos para o serviço de Deus na vida monacal. Trabalhou quase 40 anos na Inglaterra, longe da sua pátria. - Apesar de tantos recuos e recusas, ambos foram canonizados
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsRhttp://www.boletimpadrepelagio.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.