Todos já conhecem sua caminhada...
Desde cedo queria ser padre, mas devido ao seu porte físico e idade foi recusado pelos Jesuitas, pelos Franciscanos e até pelos Redentoristas...
Devido sua persistência acabou sendo admitido como empregado no seminário diocesano e aos 32 anos de idade conseguiu sua ordenação sacerdotal no dia 05 de junho de 1841.
Logo no primeiro ano de sacerdote foi enviado ao Suriname como Missionário Diocesano. Em 1856 foi nomeado para cuidar dos leprosos.
Em 1865 chegaram ao Suriname os Missionários Redentoristas. Pe. Pedro foi então aceito na Congregação e passou a cursar o Noviciado Redentorista.
Dois anos após, 1867, fez sua consagração como religioso e logo solicitou para trabalhar com os índios. Dedicou sua vida junto aos leprosos, aos escravos e índios.
Certa vez efetuou o seguinte depoimento: " “Também a adversidade e a cruz vem de Deus e nada se realiza sem a cruz! A cada dia que passa me dou conta de quão grande seja a felicidade da vocação a esta Congregação e a convivência com os confrades! Se aqui ( no Suriname) tivessem tanto cuidado com a saúde e bem estar dos escravos quanto na Europa se tem pelos animais, a situação seria muito melhor! O que aqui vi e escutei supera qualquer imaginação! Quero anunciar a bondade do Senhor enquanto eu viver!'
Beato Pedro Donders - O Apóstolo do Suriname
No dia 14 de janeiro de 1887, Pe. Pedro Donders faleceu de uma grave enfermidade renal. Seu funeral foi comovente: quase todos os leprosos participaram, caminhando ou arrastando-se até o Grande Cruzeiro onde foi sepultado. No dia 23 de maio de 1982, o Papa João Paulo II o proclamou beato.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.