PADRE HÉLIO DE PESSATO LIBÁRDI CSsR
Quem salva é a Lei ou a Fé?
Para o judeu o cumprimento detalhado da Lei e de toda a Lei era o único meio de fazer com que Deus atendesse, ou, se sentisse obrigado a atender, a recompensar a pessoa. A partir daí, vinham as explicações para todas as coisas ruins que aconteciam: doenças, catástrofes e até a pobreza.
Não cumprir a Lei nos detalhes era estar longe de Deus e só podia receber de Deus o castigo. Era preciso cumprir os 613 mandamentos do que se devia ou não se devia fazer.
Parece que hoje a teologia de diversas Igrejas afirma-se nesse fundamento para ler as doenças, os problemas e as catástrofes. Continuam ensinando que isso acontece porque desobedecemos a Deus ou fomos vítima do demônio.
Em toda a teologia das Cartas, Paulo mostra sua experiência na descoberta de Deus que nos salva em Jesus. Jesus morreu por todos, de modo que tudo é dom gratuito de Deus e ninguém merece nada, porque Jesus deu a vida por puro amor, gratuitamente.
Termina aqui a teoria do merecimento; precisamos perceber que não é mais o cumprimento da Lei, mas a Fé traduzida nas obras que nascem do compromisso com Jesus que salva. Não se trata de compromisso com a Lei. Não se trata de merecer, porque é dom gratuito de Deus em Jesus; as obras são uma resposta a esse amor, uma indicação de aceitação desse amor.
A Lei dá lugar à Fé em Jesus e tudo o que fazemos está cheio de reconhecimento e gratidão pelo dom que é Jesus. O que nos salva agora é a Fé não abstrata, ela se concretiza no compromisso com Jesus, compromisso manifestado pelas obras. Essa é a teologia da Carta aos Romanos e aos Gálatas.
Precisamos ler os Evangelhos e descobrir nas controvérsias de Jesus com os fariseus o valor relativo da Lei, até mesmo para os judeus da época. Depois de Jesus qualquer lei é relativa e depende das expressões gratuitas da fé. Não adianta cumprir a Lei pela Lei, o que vale é o espírito que a vivifica.
Os católicos e protestantes por muito tempo conflitaram-se falando a mesma linguagem, mas entendendo diferente. Os protestantes falam que nós nos salvamos pela fé em Jesus, o mesmo que nós dizemos. Mas eles entendem que a fé manifesta-se nas obras da Lei de Moisés. Nós entendemos que a fé expressa-se nas obras que nascem do compromisso com Jesus. A distância é grande para chegarmos a um acordo, o que não dispensa a clareza.
Tudo é dom gratuito de Deus. Jesus é o Dom que mostra o amor de Deus por nós, amor sem limite, amor que nos salva.
É necessário a aceitação manifestada no compromisso de viver o projeto do Pai, como expressão da nossa adesão a Jesus e gratidão a Deus que nos amou primeiro.
Do Livro:
RELIGIÃO TAMBÉM SE APRENDE-VOLUME 6
EDITORA SANTUÁRIO
Pe. Hélio Libardi, C.Ss.R.
http://www.redemptor.com.br
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