PADRE ÂNGELO LICATI CSsRO primeiro rei de Israel (povo de Deus) foi Saul.
Normalmente, o poder, quando é absoluto, corrompe as pessoas. Assim aconteceu com Saul, e por isso foi rejeitado por Javé. Foi escolhido para substituí-lo, um jovem, louro, cheio de vida e muito corajoso: Davi.
Foi difícil para Davi chegar ao trono, porque Saul, cheio de inveja e ciúme, perseguia-o e tentou matá-lo.
Davi foi ungido como rei de Israel: grande político, bom estrategista, e forte guerreiro, venceu os seus opositores e consolidou o reinado de Israel. Houve paz prosperidade e se começou a usar a expressão: Reino de Javé - reinado de Javé, porque Javé é mais forte e mais poderoso que os deuses dos outros povos. Davi teria recebido de Javé a promessa de que, de sua descendência iria surgir o Messias, o grande Pastor de Israel.
Davi abusou de seu poder absoluto, mandou assassinar seu general de campo: Urias, e gerou um filho de adultério: Salomão. Ungido ainda como adolescente, pediu a Javé, a sabedoria para governar com justiça e prudência o seu povo. Tornou-se modelo para os reis de Israel. Havia a união de todas as tribos, e os povos do norte e do sul se uniram sob o cetro de Salomão. Começou o sonho de que o reino Universal de Javé, se tornasse realidade: todos os povos reconheceriam Javé como único Deus, e o povo judeu, por seus reis, dominaria todos os povos.
Utopia do Reino Universal do Reino de Deus!
Será que isso iria acontecer?
Continue conosco!
Pe. Ângelo Licati, CSsR
Do site:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.