9 DE DEZEMBRO – SANTO DO DIA
MONGE TRAPISTA E ESCRITOR FAMOSO
Tomas Merton (1915-1968) foi um monge cisterciense, da Ordem dos Trapistas. Era francês. Estudou em muitas Universidades , aprendeu diversas línguas. Após longo itinerário espiritual, converteu-se ao Catolicismo, pediu o Batismo e entrou na Ordem Cisterciense, nos Estados Unidos. Ordenou-se sacerdote aos 34 anos. Ficou famoso, não só como homem de virtudes, mas também como escritor. Contou sua vida no livro “A montanha dos sete patamares”, que tornou-se best-seller, alcançando logo 600 mil exemplares vendidos.
Daí por diante não cessou de escrever. Sua obra literária abrange 25 volumes em prosa e 10 em poesia, além de numerosos artigos em revistas, e vasta correspondência epistolar. Embora seguisse à risca o regulamento do mosteiro, mantinha-se em contato com o mundo moderno através de leituras e cartas, encontros com escritores e líderes espirituais. Interessou-se muito pelas religiões orientais, principalmente pelo zen-budismo. Passou vários dias no Tibet, convivendo com os lamas e conversando demoradamente com o Dalai-Lama. Morreu tragicamente em Bangkok, na Tailândia.
Tomas Merton (1915-1968) foi um monge cisterciense, da Ordem dos Trapistas. Era francês. Estudou em muitas Universidades , aprendeu diversas línguas. Após longo itinerário espiritual, converteu-se ao Catolicismo, pediu o Batismo e entrou na Ordem Cisterciense, nos Estados Unidos. Ordenou-se sacerdote aos 34 anos. Ficou famoso, não só como homem de virtudes, mas também como escritor. Contou sua vida no livro “A montanha dos sete patamares”, que tornou-se best-seller, alcançando logo 600 mil exemplares vendidos.Daí por diante não cessou de escrever. Sua obra literária abrange 25 volumes em prosa e 10 em poesia, além de numerosos artigos em revistas, e vasta correspondência epistolar. Embora seguisse à risca o regulamento do mosteiro, mantinha-se em contato com o mundo moderno através de leituras e cartas, encontros com escritores e líderes espirituais. Interessou-se muito pelas religiões orientais, principalmente pelo zen-budismo. Passou vários dias no Tibet, convivendo com os lamas e conversando demoradamente com o Dalai-Lama. Morreu tragicamente em Bangkok, na Tailândia.
Outros santos
- Leocádia, Virgem e Mártir (+ Toledo, 304). Era jovem, bela e de nobre família. Cristã fervorosa, foi presa durante a perseguição de Diocleciano. Confessou com firmeza sua fé em Jesus Cristo , foi torturada atrozmente e sem se quebrantar recebeu a palma do martírio. É padroeira da cidade de Toledo, na Espanha.
- Pedro Fourier (1565-1640) – Francês. Embora estudado, escolheu uma humilde e difícil paróquia na aldeia de Mattaincourt. Com seu jeito conciliador e criativo, reforma a comunidade: mantém escolas gratuitas, ajuda com material etc. A paz entrou no lugarejo belicoso, antes praça de guerra. Perseguições. Morre no exílio.
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
http://www.boletimpadrepelagio.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.