
1257. Atas oficiais do Capítulo Geral - Antigamente as Atas eram redigidas em latim e publicadas muito tempo depois do Capítulo. “Por elas era possível acompanhar o que realmente tinha acontecido e as razões pelas quais tudo acontecia”, comenta P.Carlos da Silva. Eram bastante completas e muito interessantes, mas acessíveis a poucas pessoas. 1258.
Capítulo 02 - Informações não oficiais - O Capítulo Geral Especial, que se deu após o Concílio Vaticano II, foi realizado em duas etapas: a primeira, inaugurada no dia 08 de setembro de 1967, encerrou-se no dia 23 de novembro de 1967. A segunda etapa teve início no dia 15 de abril de 1969 e foi encerrada no dia 28 de maio de 1969.
Neste Capítulo, o redentorista P.Affonso João Mattye, vogal da Província de Porto Alegre, redigiu boletins diários muito completos. Escrevia a maquina, com carbono, em papel muito fino, para não pesar muito no correio. Uma cópia ele nos enviava aqui para São Paulo (SP), para o Seminário Maior Redentorista(Alfonsianum), recém inaugurado na Rodovia Raposo Tavares, km 20. Ali, imediatamente fazíamos cópias e enviávamos às Comunidades da Província e da então Vice-Província de Brasília.1259. Capítulo 03 - Valor extraordinário - Durante o dia, P.Mattye participava dos trabalhos normais do Capítulo. À noite, escrevia seus boletins sobre os acontecimentos, não só o que ocorria no plenário, mas também nos grupos, nas rodinhas, nas conversas e nas articulações, nas "panelinhas" e nas tramas, maquinações e fofocas, (tudo no bom sentido!...), comenta P.Carlos da Silva, que diz que, na sua opinião, esse material constitui a “melhor história do Capítulo Especial”, convocado para fazer a adaptação da legislação da C.Ss.R. ao espírito do Concílio Vaticano II.
1260. Capítulo 04 - Material disponível - Esses boletins foram cuidadosamente encadernados e conservados no Arquivo Provincial de São Paulo. “Talvez um dia alguém tenha a iniciativa de imprimir e publicar esse volume que, na minha opinião, é a melhor história desse Capítulo, já por si histórico pela reforma e pela produção das novas Contituições Redentoristas, adotadas "ad experimentum", comenta P.Silva.
Quando P.Carlos da Silva era Provincial, algumas unidades redentoristas do Brasil e da América Latina pediram cópias deste volume. Boletins deste tipo, não sendo oficiais, tinham aquela completa liberdade, de que não goza uma publicação oficial ou oficiosa da Secretaria do Capítulo.1261. Capítulo 05 - Material divulgado por outro meio - A divulgação dos riquíssimos escritos do P.Mattye não ficou apenas nas cópias que fazíamos!Aqui na Província de São Paulo existia uma revista interna,mimeografada,que se chamava “Diálogo”.
Seu redator, na época, era o P.Flávio Cavalca de Castro. Em forma de suplementos ao “Diálogo”, P.Flávio montou uma equipe de estudantes de teologia que, em tempo recorde, digitava os textos, mimeografava e mandava para as Comunidades. Foram publicados 18 fascículos (468 páginas em formato A4). Os boletins que P.Mattye nos enviava em cópia carbono eram no formato 13 x 21 (total de 941 páginas). Todos os originais destas cópias, encadernados, encontram-se no Arquivo Provincial.NOTÍCIAS DAQUI E DALI
Província Redentorista de São Paulo
P.Geraldo Rodrigues CSsR, Secretario2300@cssr.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.