
DORMIR COMO UM PAPA
Este diálogo descontraído aconteceu um dia depois da eleição do Papa João XXIII. Perguntou-lhe um amigo íntimo:
— Como passou a noite, Santo Padre?
— Ontem me coloquei na mão de Deus. Por isso a noite foi tranqüila. Mas não consegui dormir. Lembrei-me do provérbio "dormir como um rei ou como um papa", e vi que nem sempre é verdadeiro.
Dormir de que jeito? Junto à porta ele escutava o ressoar dos passos do guarda. Por isso o neo-Papa levantou-se no meio da noite e foi pedir ao guarda:
— É melhor você ir para casa. Assim seremos dois a dormir.
# # #
Após haver convocado o II Concílio Ecumênico, João XXIII custou conciliar o sono. No meio da insônia começou a monologar:
— João, por que você não dorme? Está preocupado com quê?... Afinal de contas, quem é que governa a Igreja? Você ou o Espírito Santo?... Não é o Espírito Santo?... Então durma, João!
Por isso o bom Papa João costumava dizer: Até a meia-noite eu cuido de mim. Da meia-noite em diante, Deus cuida dos meus compromissos.
# # #
Um dia João XXIII estava na sua sala de trabalho, ocupado em redigir um discurso ou alocução referente ao Concílio Ecumênico. Entrou Monsenhor Falece, e foi logo observando:
— Santo Padre, o Senhor já tem tanto que fazer, e ainda se põe a escrever discursos. Basta alinhar as idéias mestras; seus assessores se encarregarão do resto.
— Não, Monsenhor. Eu mesmo quero preparar o que vou falar. Eu sou o Papa, e não um papagaio...
Assim foi João XXIII. Com sua simplicidade revolucionou os cerimoniais do Vaticano, dispensou os guardas, simplificou a burocracia e conversou com meio mundo, deixando penetrar o Espírito da renovação pelas janelas da Igreja.
João XXIII (+1963) — Convocou o II Concílio Vaticano.
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsRhttp://www.boletimpadrepelagio.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.