CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA APARECIDA NA VOZ DO PADRE VITOR COELHO CSsR

Ó MARIA SANTÍSSIMA, PELOS MÉRITOS DO SENHOR JESUS CRISTO QUE EM VOSSA IMAGEM MILAGROSA DE APARECIDA ESPALHAIS INÚMEROS BENEFÍCIOS SOBRE O BRASIL, EU, EMBORA INDIGNO DE PERTENCER AO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS, MAS DESEJANDO PARTICIPAR DOS BENEFÍCIOS DA VOSSA MISERICÓRDIA, PROSTRADO A VOSSOS PÉS, CONSAGRO-VOS O ENTENDIMENTO, PARA QUE SEMPRE PENSE NO AMOR QUE MERECEIS. CONSAGRO-VOS A LÍNGUA, PARA QUE SEMPRE VOS LOUVE E PROPAGUE A VOSSA DEVOÇÃO.CONSAGRO-VOS O CORAÇÃO, PARA QUE, DEPOIS DE DEUS, VOS AME SOBRE TODAS AS COUSAS.RECEBEI-NOS, Ó RAINHA INCOMPARÁVEL, QUE NOSSO CRISTO CRUCIFICADO DEU-NOS POR MÃE, NO DITOSO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS. ACOLHEI-NOS DEBAIXO DA VOSSA PROTEÇÃO. SOCORREI-NOS EM NOSSAS NECESSIDADES ESPIRITUAIS E TEMPORAIS E, SOBRETUDO, NA HORA DA NOSSA MORTE. ABENÇOAI-NOS Ó MÃE CELESTIAL, E COM VOSSA PODEROSA INTERCESSÃO FORTALECEI-NOS EM NOSSA FRAQUEZA, A FIM DE QUE, SERVINDO-VOS FIELMENTE NESTA VIDA, POSSAMOS LOUVAR-VOS, AMAR-VOS E RENDER-VOS GRAÇAS NO CÉU, POR TODA A ETERNIDADE. ASSIM SEJA! ...PELA INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA APARECIDA, RAINHA E PADROEIRA DO BRASIL, A BÊNÇÃO DE DEUS ONIPOTENTE, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, DESÇA SOBRE VÓS E PERMANEÇA SEMPRE.AMÉM!

ATUALIZAÇÃO



Em breve atualizaremos essa página.
Por enquanto, para acompanhar as atividades da UNESER, acesse nosso site: www.uneser.com.br

Agradecidos
PRÓXIMOS EVENTOS (Todos estão convidados)


II ENESER VIRTUAL
Dias 23, 24 e 25 de julho de 2021

II ERESER SACRAMENTO
Dias 28 e29de agosto de 2021






SOM NO BLOG

QUANDO QUISER ASSISTIR ALGUM VÍDEO DO BLOG, VÁ ATÉ À "RÁDIO UNESER INTERATIVA" (caixa à direita do blog) E CLIQUE NO BOTÃO DE PAUSA (II).
APÓS ASSISTIR O VÍDEO, CLIQUE NO MESMO BOTÃO (PLAY) PARA CONTINUAR OUVINDO A RÁDIO.

27 de setembro de 2009

REFLETINDO A PALAVRA - “Um Deus para todos”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR

Um reino que se expande?

A Igreja é uma estrutura humana e espiritual de grande perfeição. As leituras deste domingo, contudo, mostram claro que Deus não vive de estruturas. A oração da missa revela como Deus é: “Deus que mostrais vosso poder, sobretudo no perdão e na misericórdia” (coleta). Não dispensamos as estruturas, mas não podemos querer colocar Deus e sua ação sob nosso comando. A liturgia apresenta dois casos: Primeiro, o fato dos anciãos do tempo de Moisés: Eles fizeram uma profunda experiência de Deus com Moisés. Estavam profetizando. Dois deles estavam fora, no acampamento, e profetizavam também. Josué disse a Moisés que os proibisse. Este responde: “Oxalá todo o povo fosse profeta” (Nm 11,25-29). Segundo: Pessoas estavam fazendo milagres em nome de Jesus, sem estar com Ele. João proíbe e conta a Jesus. Este responde: “Quem não é contra nós, é a nosso favor” (Mc 9,39). Não é possível ser neutro diante de Jesus. Se falo dele é porque sou por ele. Há um ministério de Jesus que não é institucional, mas dom do Espírito. Gandhi disse: “A verdade é uma só, mas tem muitas faces, como um diamante”. Pascal dizia: “Todo homem é um portador de Deus e da verdade”. Na Igreja há a tentação nos movimentos e grupos de monopolizar Deus. O jardim é belo na variedade das flores. É preciso dar espaço a outras modalidades. Busquemos a unidade na diversidade. O ecumenismo existirá, não quebrando as diferenças, mas procurando o bem, o amor e a verdade. Jesus ensina a sermos abertos.
Uma Igreja aberta
Onde se faz o bem ali está o Reino de Deus. A Igreja reconhece o bem existente fora dela. A Igreja não perde seu valor se vemos que outros também têm verdades. A Igreja penetra em outras instituições. É como uma água pura que vai saneando outros banhados. Podemos aprender de outros que possuem a verdade. Isso é maturidade. Ninguém é totalmente errado. Um conferencista, professor de ciência das religiões de Marseille, França, e vive num meio muçulmano, afirma para os outros: “Em seu jardim ainda há flores que não desabrocharam”. Se não são capazes de acolher e juntos pensar, têm muito ainda a crescer. O cristão não pode ser cego à presença de Jesus fora dos muros da Igreja. O Espírito Santo, é como o vento que sopra onde quer (Jo 3,8). Podemos encontrar coisas boas fora da Igreja. É a pregação do Evangelho que se implantou. Deus não se limita à instituição. Rendemos graças a Deus por todo o bem que realiza em sua Igreja.
Os adversários de Deus
Temos que ser responsáveis e não escandalizar e conduzir ao mal e ao pecado os pequeninos e fracos. É necessário eliminar o mal pela raiz. Jesus disse que é preciso arrancar o olho, cortar a mão e o pé que nos levam ao mal. Significa: controlar as ações, o modo de proceder, e velar sobre os desejos (E.Balancin). Vemos aqui as tentações que atacaram Jesus e são a síntese de todos os males que atingem o discípulo. S. Tiago explica como a opção pela riqueza desenfreada desenvolve uma série de males que nos prejudicam, inclusive os pobres trabalhadores. Jesus apresenta um caminho saudável: “Quem vos der a beber um copo d’água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber sua recompensa” (Mc 9,41). O bem que fazemos não é esquecido. Deus é para todos. Nós que escolhemos Jesus faremos o bem que ele fez. A Palavra de Deus na Eucaristia é sempre uma alerta para retomarmos o verdadeiro caminho.
Leituras:Números 11,25-29;Salmo 18; Tiago 5,1-6; Marcos 9,38-43.45.47-48
1. A Igreja tem uma estrutura, mas não controla Deus.
A liturgia apresenta dois casos: Primeiro os anciãos de Moisés que estavam profetizando. Dois deles não estavam com o grupo. Josué diz a Moises que responde: “Oxalá todo o povo de Deus profetizasse”. Não restringe a ação do Espírito. O segundo ocorre com João que proíbe pessoas fazerem milagres em nome de Jesus. Jesus é claro: “Quem não é contra nós é a nosso favor”. Na Igreja há também movimento e atividades que tem a tentação de pensar que só eles tem a verdade. Não é um bom caminho.
2. Onde se faz o bem ali está o Reino de Deus.
A Igreja reconhece que Deus age onde quer. Ela se vê expandida além de seus muros. Pode aprender dos outros as verdades do Reino presentes onde Deus age pois é aberta. Ex.: a guerra já não é mais aceita como justa. Isso é fruto da evangelização. Isso não empobrece a estrutura da Igreja, mas a confirma. 3. Temos a responsabilidade de não escandalizar os pequenos. É necessário eliminar o mal pela raiz. Jesus fala em arrancar o olho, cortar a mão e o pé que levam ao pecado. Isso significa que devemos controlar as ações, o modo de proceder e velar sobre os desejos (são as tres tentações que Jesus passou). Jesus apresenta uma saída: fazer o bem.

Deus não é ridico.
Dois casos que têm o mesmo assunto: Deus dá o Espírito onde quer.
Moisés não acha ruim que o Espírito de Deus estivesse agindo nos dois anciãos que não estavam com os outros 68 que também viram Deus. Não proibiu. Disse que seria melhor ainda se todo o povo recebesse o Espírito. Não era ciumento.
Jesus não aceita a proposta de João e Tiago que queriam proibir um homem que curava em nome de Jesus e não andava com Ele. O Espírito de Deus é para todos e não só para uns poucos.
Nesta temática, devemos reconhecer que Deus age também fora do quintal da Igreja.
É certo também que, quem age por Deus, deve purificar suas ações, para que sejam feitas em Deus.
O que Deus não quer é o espírito de exploração que fazem os poderosos e ricos fazem sobre os pobres, como escreve S. Tiago. Isso tem preço.
Tudo o que fazemos por Jesus, é como feito para Ele. Tudo o que, em nós, leva ao pecado deve ser cortado fora. Ich! Vai sobrar pouco! Jesus diz que é melhor chegar no Céu faltando pedaço, do que ir para o inferno de corpo inteiro. Claro que no Céu não vai ter aleijado. É um modo de dizer. O melhor mesmo é não deixar o pecado tomar conta.


Ficha n° 852 - Homilia do 26º Domingo do Tempo Comum (27.09.09)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.