PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
A VINDA DOS PRIMEIROS REDENTORISTAS
O primeiro grupo de redentoristas havia deixado a Europa com destino ao Brasil. Dia 5 de outubro de 1894 tinham embarcado no porto de Bordeus na França e após 25 dias de muitas aventuras no mar, aportaram no Rio de Janeiro.
Devido a entraves burocráticos ficaram dois dias no navio, aguardando a ordem para poder desembarcar. Eram sete padres e sete irmãos coadjutores sob a direção do Pe. Gebardo Wiggermann.
Ao deixar o navio o Irmão Norberto e outro confrade se desgarraram do grupo e se perderam nas ruas do Rio. Sem conhecer a língua, gritavam em alemão por onde passavam: “Tem alguém por aqui que sabe alemão!” Apareceu um judeu que, vendo serem dois frades, desinteressou-se por eles.
Perambulando aqui e ali, foram parar no Hotel Globo. Seu proprietário, um sueco e verdadeiro samaritano, tomou sobre si os desgarrados. Após muitas indagações conseguiu localizar o bispo, que os colocou no bonde e os encaminhou para o Seminário Episcopal, onde estavam os outros confrades. O reencontro foi uma festa e um alívio.
O destino final da viagem era Aparecida. O governo federal forneceu generosamente passe livre de lª classe até São Paulo e franqueou gratuitamente a bagagem volumosa.
Ao passar por Aparecida, avistaram emocionados, a igreja no alto da colina, onde iriam dar o sangue e a vida pelos romeiros.primeira turma 1894.
Primeiramente, apresentar-se ao senhor bispo em São Paulo. Era o dia 28 de outubro, um domingo. Foram recebidos e hospedados regiamente.Com todas as bênçãos e faculdades, partiram rumo a Aparecida. Mas aqui começa outro capítulo cheio de imprevistos. (Efemérides, Pe. Tomás, II. Volume)
Na foto: A primeira turma de redentoristas vindos para cuidar do Santuário de Aparecida em São Paulo e do Divino Pai Eterno em Goiás A caravana se compunha de sete Padres e sete Irmãos Coadjutores. Foto tirada na Alemanha antes da partida para o Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.