Comemoramos hoje 1 ano da criação da Paróquia Nossa Senhora da Guia e da nomeação do Pe. Mário Rodrigues Paim como pároco. (Na foto abaixo, quando tive o prazer de reencontrar Pe. Paim na comemoração dos 275 anos da Congregação)
A Província Redentorista de Goiás tem um grupo de missionários morando e trabalhando pastoralmente na periferia de Goiânia, já na divisa com o município de Trindade. A sede fica no Parque Buriti. É o bairro mais antigo desta populosa região.
A Igreja Nossa Senhora da Guia foi construída pelo redentorista Pe.Humberto Pieroni, nos anos 60. Ele morava em Trindade. Diácono Coriolano Soares, na década de 80, foi o primeiro redentorista a morar no Setor. Depois, no final dessa década, em 1988, foi constituída a primeira comunidade redentorista, formada pelo Ir. Sebastião de Camargos e os recém-ordenados Pe.Geraldo Teixeira Borges e Pe. José Batista. A primeira moradia foi um barracão entre a igreja e o salão de festa. O barrracão tinha dois quartos, uma cozinha que servia também de sala e um banheiro. Telhas de eternit e sem forro. Em 1990 chegou o Pe. Bariani e passou a morar na sacristia da igreja. Nos primeiros anos da década de 90 foi construída, sob a direção do Pe. Negri, a casa que abriga a atual comunidade. A Rede de Comunidades Nossa Senhora da Guia, foi declarada Paróquia Nossa Senhora da Guia no dia 28 de setembro de 2008 e o Pe. Paim foi empossado pároco.
Casa Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Guia
Acabamos de receber do Pe. Maurício o informativo "O Rapidinho" da Província de Goiás que será publicado em outubro e nele encontramos a seguinte notícia:
"Casa Nova
Está em fase de acabamento a casa do Setor Maysa III (Trindade II) para onde mudarão brevemente os cinco membros da Comunidade Nossa Senhora da Guia do Parque Buriti. O prédio, onde moram, foi construído no início da década de 90 em terreno da Arquidiocese de Goiânia. O terreno da nova casa, ao lado da Igreja Santo Antônio (Maysa III), distante 3 km do Parque Buriti, foi adquirido pelo Pe. Bariani e foi ele também que construiu grande parte da obra."
Boa notícia!
Nesta região de mais de 40 bairros, os missionários fundaram 25 Comunidades, contando agora com 16 igrejas construídas. Novos loteamentos estão surgindo e crescem rapidamente. A população já ultrapassa a cifra dos 50.000 habitantes. A pastoral se realiza com a característica de Rede de Comunidades. O objetivo do trabalho pastoral dos redentoristas é suscitar e formar Comunidades de Fé, incentivando seus membros a serem discípulos e missionários de Jesus Cristo. Nas Comunidades se procura criar um ambiente onde todos possam se sentir acolhidos e valorizados.
Para facilitar a integração e a evangelização das Comunidades, em 2003 foi fundado um jornal, o Nosso Guia, atualmente com 12 páginas. São 5000 exemplares distribuídos gratuitamente (ele é financiado, em grande parte, por amigos dos redentoristas).
E a Comunidade Redentorista cuja a padroeira é Nossa Senhora da Guia é composta por:
Pe. Mário Rodrigues Paim, Pe. Maurício Brandolize, Pe. Antonio R. Bariani, Pe. Carlos Ferreira da Silva e Pe. Paulo Cezar Nunes de Oliveira.
Fonte: Site da Província de Goiás
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.