DIÁCONO ADILSON CUNHA
Desingripando o Segundo Semestre
Prof.Adilson
A copa do mundo em dois mil e catorze será no Brasil.
Nessa data, segundo os demógrafos , o país terá duzentos milhões de habitantes, e o trem de alta velocidade, cujo traçado será entre Campinas e Rio de Janeiro ,passando pela metrópole paulistana , terá noventa e um quilômetros,só de túneis.
Há quarenta anos , os americanos pisavam em solo lunar, superfície do satélite natural da Terra, e os brasileiros ,por meio de desmatamento , emitem cento e sessenta milhões de toneladas de poluentes. Coitada da atmosfera !
Se os responsáveis pelo desenvolvimento do cosmos presenciassem o método usado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para atribuir aulas, ficariam extasiados. Diante de tudo isso , podemos afirmar : o segundo semestre começou em definitivo. Desingripou.Mas como nada se inicia sem planejamento ,os professores e os gestores ,reuniram-se para tal,mas nada do que está supracitado,fez parte da discussão.O pano de fundo teve outra cor: a gripe do porco.
Suína ou porcina ?
Iniciou porque desingripou . Só Guimarães Rosa para explicar o termo.
Desingripar não é tirar ferrugens , as graxas velhas e colocar um oleozinho ? Com um antiferruginoso as engrenagens movimentam com mais facilidade.
Aurélio, Napoleão Mendes de Almeida e Jânio Quadros não explicam o que é desingripar .
Mas qual é a verdadeira finalidade da educação ?
Segundo Anísio Teixeira , dos idos de um mil e novecentos e trinta e quatro , ela se confunde com a finalidade da vida.
E se fosse Drumond de Andrade explicando ? Será que não diria que “educar é remover pedras ?” É somente uma analogia , para afirmar que educar é tirar pedras do caminho.
Em outras épocas disseram: “a Escola está de Cara Nova.” Hoje o prédio está novo. Foi uma pedra removida. O tempo é abstrato e quanto mais tempo demorar para iniciar, mais pedras haverá pelas ruelas. Por isso , dizia Luther King: “ tenho pressa “.
Pressa . Pressa.....
Educar é colocar amor nessa pressa. Só o amor salva o mundo.
As pedras só serão tiradas com solidariedade,com segurança,com alegria, com amizade e com inteligência fazer justiça.
O mecânico desingripa as engrenagens, mas não esqueçamos que a porcina é uma realidade. Guimarães Rosa já morreu mas deixou o seu legado. A geração que mais tarde ocuparão nossos espaços , só poderão afirmar que são livres , na medida em que forem educados para a vida. Desingripar é uma coisa muito esquecida. Significa criar laços,criar amigos,tirar pedras das vielas. Não foi isso que disse Exupéry , in “O Pequeno Príncipe” ?
Fazer amigos é distribuir chocolates. É construir pessoas livres .
Tenhamos pressa . Ajudemos essa juventude a tomar consciência da responsabilidade, para exercitar a cidadania.
EE”Prof. Antonio Apparecido Falcão”
14/agosto/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.