AFONSO DE SOUSA CAVALCANTI (JANDAIA)
TRABALHADORES BRAÇAIS DE MEU PAÍS: reflexão aos estudantes em seu dia
TRABALHADORES BRAÇAIS DE MEU PAÍS: reflexão aos estudantes em seu dia
Eles são milhares e quase sempre com pouquissima escolaridade.
Levantam muito cedo, pois por volta das seis da manhã são apanhados pelo contratador e lá se vão para mais uma jornada. Levam consigo uma vasilha com comida requentada e nem sempre têm uma garrafinha com café, pois o valor de sua diária de trabalho, quase sempre é menor que R$30,00.
Falo com conhecimento de causa porque já experimentei esta dura lida e quase sempre convivo com este quadro onde moro. Não pensem os leitores deste artigo que estes trabalhadores têm grande consciência do poder que eles têm de produzir. Enfrentam o sol escaldante e estão sujeitos à poeira ou a lama da terra. Quase sempre são mal vestidos e seus calçados não são condizentes à defesa de bichos peçonhentos.
Esta matéria está nos conteúdos escolares de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. Quero registrá-la no dia de hoje, por ser esta data dedicada aos estudantes. Que nossos professores e alunos reflitam sobre a exploração dos trabalhadores e também não se esqueçam de olhar o lado contrário. Muitos destes trabalhadores, embora mal pagos (hoje, a uma média de R$27,00 à diária), não produzem o bastante para deixar resultados positivos aos seus empregadores. Que nossos jovens pensadores possam propor aos que governam o país que é preciso investir em tecnologia. Enquanto os que detêm o poder de fazer acontecr a soberania, criam a tecnologia, cabe aos trabalhadores adquirirem preceitos e vivenciar os sentimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.