PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
PASSOU POR VAGABUNDO E LADRÃO
Santo Afonso não cuidava muito do seu visual. A batina era surrada e cheia de remendos. A barba era feita com tesoura e às pressas, para não perder tempo. Esse pouco caso pela aparência externa foi causa de cenas desagradáveis que ele enfrentou com espírito esportivo.
# # #
Na sala de espera do palácio episcopal de Cerreto (Itália) existe até hoje uma placa de mármore com a seguinte inscrição em latim: "Afonso Maria de Ligório estava nesta sala aguardando uma audiência com o bispo, quando foi tratado com negligência e pouco caso pelo empregado que varria a casa, pois não o conhecia. Descoberto o engano, pediu desculpas".
O caso ocorreu em 1756. Pe. Afonso apresentou-se ao empregado, dizendo que gostaria de falar com o senhor bispo. O homem estava varrendo a sala de espera, e nem ligou. Afonso esperou pacientemente. Repetiu o pedido. Tudo inútil. O sujeito continuou varrendo. Ao chegar com a vassoura onde o santo estava assentado, disse com grosseria: "Saia daí! Não vê que está atrapalhando?"
Só depois que acabou de varrer, dignou-se avisar o bispo que um tal Pe. Afonso Maria de Ligório queria falar com ele.
Ouvindo este nome (os Ligórios eram da alta nobreza), aprontou-se depressa e foi recebê-lo com grande efusão de alegria. O empregado, que o tratara pior do que a um vagabundo, procurou se esconder, temendo ser castigado.
Depois pediu perdão. Afonso riu gostosamente e ficaram amigos.
Pascoal (até o nome ficou na história) não se cansava de proclamar as virtudes e a humildade de Afonso...
# # #
Em outra ocasião, em visita a outro bispo, aconteceu caso semelhante.
Ao chegar e bater à porta, informaram que o bispo estava almoçando.
O jeito era esperar, pois Afonso não gostava de apelar para seus títulos nobiliárquicos. Mas, querendo aproveitar o tempo, entrou na capela do palácio onde o bispo estava hospedado, a fim de rezar o Breviário. Logo chegou um sujeito dizendo que ia fechar a porta.
Pe. Afonso pediu que esperasse um pouco, porque desejava terminar suas orações. Respondeu secamente aquele porteiro:
— De maneira nenhuma. Ainda ontem nos roubaram uma toalha de altar. Não queremos que roubem outra...
Santo Afonso Maria de Ligório (1696-1787) — Músico, poeta, arquiteto, escritor, bispo, fundador dos Missionários Redentoristas. Festa: 1º de agosto.
http://www.boletimpadrepelagio.org
CONHEÇAM MAIS SOBRE OS REDENTORISTAS! VISITEM O SITE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.