Evangelho segundo S. Mateus 23,1-12.
Então, Jesus falou assim à multidão e aos seus discípulos: «Os doutores da Lei e os fariseus instalaram-se na cátedra de Moisés. Fazei, pois, e observai tudo o que eles disserem, mas não imiteis as suas obras, pois eles dizem e não fazem. Atam fardos pesados e insuportáveis e colocam-nos aos ombros dos outros, mas eles não põem nem um dedo para os deslocar. Tudo o que fazem é com o fim de se tornarem notados pelos homens. Por isso, alargam as filactérias e alongam as orlas dos seus mantos. Gostam de ocupar o primeiro lugar nos banquetes e os primeiros assentos nas sinagogas. Gostam das saudações nas praças públicas e de serem chamados 'mestres’ pelos homens. Quanto a vós, não vos deixeis tratar por 'mestres’, pois um só é o vosso Mestre, e vós sois todos irmãos. E, na terra, a ninguém chameis 'Pai’, porque um só é o vosso 'Pai’: aquele que está no Céu. Nem permitais que vos tratem por 'doutores’, porque um só é o vosso 'Doutor’: Cristo. O maior de entre vós será o vosso servo. Quem se exaltar será humilhado e quem se humilhar será exaltado.
No evangelho deste dia há alguns trechos em que podemos refletir....e atualizar....
Fazei, pois, e observai tudo o que eles disserem, mas não imiteis as suas obras, pois eles dizem e não fazem.
Quando assistimos aos cultos e verificamos sermões maravilhosos, contundentes, exaltados, passa-nos pela mente conhecer as obras de quem está nos transmitindo as palavras de conduta? Eles, que transmitem, têm a honestidade evangélica de mostrá-las tal como as homilias que apresentam?
Atam fardos pesados e insuportáveis e colocam-nos aos ombros dos outros, mas eles não põem nem um dedo para os deslocar.
Quando solicitam compromissos e obrigações de práticas religiosas, qual seria sua participação e exemplo, no sentido do Evangelho, nesse exercício?
Tudo o que fazem é com o fim de se tornarem notados pelos homens. Por isso, alargam as filactérias e alongam as orlas dos seus mantos.
Hoje eles surgem com ternos alinhados e impecáveis, gravatas e lencinhos de bolsos, afinal isso é mais importante que as próprias palavras.
Gostam das saudações nas praças públicas e de serem chamados 'mestres’ pelos homens.
Há ainda outros nomes como “apóstolo”, “missionário”, “pastor”, “bispo” que são sinônimos de “salvador” e “benfeitor da vida”.
O maior de entre vós será o vosso servo.
Isso acontece nos dias de agora nas comunidades?
Não é preciso que algo seja feito em relação aos pontos que aqui mencionamos...
Há uma conclusão lógica e resposta divina para refletirmos:
Quem se exaltar será humilhado e quem se humilhar será exaltado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.