EU PRECISO DOS TEÓLOGOS
Pe Zezinho scj
Aquele senhor que, entusiasmado, disse num programa religioso de madrugada que não precisava dos livros de teólogos porque já tinha a Bíblia, disse um disparate. Nas entrelinhas disse que não precisa nem dos catecismos, nem das encíclicas, nem dos documentos, nem de catequistas, nem do papa nem dos bispos. Desprezou os pensadores e os catequistas, dando a entender que Deus lhe diz tudo quando ele lê a Bíblia. Sua frase caiu tola e contundente pelas antenas. É como se dissesse: não creio na catequese da Igreja. Praticou o pior tipo de fundamentalismo. É Deus e ele e ninguém mais.
Eu preciso da Bíblia dos mestres que a interpretam. Nenhuma sabedoria nasce da leitura, mas poucos se tornam sábios sem os livros.
Infelizmente nesta linha de ação existem muitas pessoas, principalmente as ligadas às igrejas evangélicas do Brasil.
ResponderExcluirTodas elas são doutrinadas a única verdade que existe é a bíblia e ponto final.
Lamentavelmente existem muitos que se destroem nesta busca e acreditam piamente somente dessa forma e estão enchendo os cofres de certas igrejas como o da universal.
Digo com toda certeza que nós católicos estamos muito aquém de conhecimento de nossa religião. É preciso um novo pentecostes já, para dar um avivamento no povo, um despertar para nossa realidade de Brasil.
A Igreja do Brasil através da CNBB tem dado sinais que precisa haver mudanças, mas ela está muito lenta, chegou a hora de declarar abertamente a quem pertencemos e ponto final.
Os frutos de injustiças estão escancarados, a CNBB precisa ser mais explícita e colocar-se à frente do rebanho e enfrentar com mais presença em todo estado brasileiro.
Falar abertamente no nome de jesus de nazaré apenas nas catedrais é muito fácil, nos púlpitos das igrejas e santuários, isso é dever de casa diário.
A CNBB precisa estar mais perto do povo sofrido, das periferias dos grandes centros, favelas, e estar nas demais cidades através das paróquias com um diálogo mais fraterno e humano, que seja factível e realizável nos dias de hoje.
Facilitar a vida do cristão, veja os valores para se oficializar os sacramentos, matrimônio, batismo, crisma, é uma busca muito grande pelo dinheiro, cumprir o ritual canônico e essas coisas, mas o cristão fica ali, crucificado, sem ação, muitas vezes está casando para cumprir uma vontade da noiva ou sonho de alguém da família ou apenas para satisfazer uma sociedade ávida por mais uma festinha e mais nada.Onde está o verdadeiro espírito do sacramento do matrimônio?
Os chamados cursos de noivos estão pregando uma vida irreal dos dias de hoje e nos dias de hoje.
Casa-se para cumprir uma formalidade, isto não serve mais para católicos verdadeiros que querem a vivência de um matrimônio voltado para os valores fé, caridade e vida em comunidade.
O católico hoje precisa de ser mais bem tratado por seus pastores e convidados a fazer parte da cominidade de fé vivenciada e experienciada por uma paróquia que vive seu dia a dia junto de sua comunidade.
Acredito ser assim uma Igreja mais presente na vida do povo.
Por hoje é isso...
Fé e oração o jejum de tudo obtemos respostas.
ResponderExcluirVivemos em um tempo de nao ficarmos criticando,mas de fazer a vontade de Deus "a resposta esta em amarmos uns aos outros.
Fazer parte do projeto dele..nada mais é que poarticipar de algum movimento em sua Paroquia.nao precisamos esperar o nosso Paroco convidar,pois a Messe é grande os operarios sao poucos. Devemos seguir os passos de Jesus e entender o que ELE disse: Eu nao vim para ser servido ..vim para servir..E fazermos a nossa parte.Amem