Pe.Orlando Ricardo Gambi - C.Ss.R.(+)
________________________________________
Não faça da vida um peso maior do que aquele que você pode e deve carregar! Não faça da vida um mundo de lamentações! Não faça da vida um inferno!
Falo assim porque já estou cansado de ver por aí tanta gente infeliz, super infeliz, falando que sofre e exagerando o pouco que sofre: só se lembra de se queixar a Deus e todo mundo do quanto sofre, como se não houvesse mais ninguém no mundo sofrendo.
Há alguém neste mundo que tenha sofrido mais que Cristo? E quando é que ele se queixou? Ele seria o único que poderia ter se queixado, mas não; sofrendo, pensou em todos nós e ofereceu ao Pai a devida expiação de nossos pecados.
Mas como Cristo, há muitos que lhe têm amor, que o imitam pacientemente e sabem fazer de seus sofrimentos, grandes e pequenos, no corpo e no espírito, uma oblação generosa pela humanidade.
Veja dentro em sua casa.
Veja em sua cidade.
Veja aí por onde você anda.
Veja nos hospitais e nos asilos.
Veja entre as mães de família.
Veja entre muitos jovens abandonados, veja entre muitas crianças...
Veja quantos exemplos comoventes de paciência e resignação. Tudo isso serve de lição para nós.
Meça o quanto você sofre com o que milhões e milhões sofrem. Será que você poderia dizer, com toda certeza, que sofre mais do que todos? Quais os motivos de suas queixas e de seu eterno azedume pela vida?
Sei de gente que já perdeu a cabeça só porque um dia faltou manteiga na hora do café. Sei de gente que já virou o mundo de cabeça para baixo só porque a mulher se esqueceu de lhe entregar em tempo a roupa passada. Já vi gente amaldiçoar céus e terra, só porque alguma coisinha não saiu como queria e de acordo com a sua vontade.
No caso dessas pessoas, não é a vida que é para elas um inferno ou coisa que valha, mas são elas mesmas que fazem de suas vidas coisa insuportável, tornando insuportável também a vida dos outros, de seus semelhantes.
Meu amigo, por melhor que você seja, por mais rico que você seja, por mais bem casado que você seja, por mais bem colocado que você esteja, creia que nem tudo e nem todos os dias serão cor-de-rosa. Sempre haverá diferenças na vida de todos nós: hoje, muito sol com esplendor de primavera, amanhã, tudo escuro e tenebroso. Haverá dias em que as esperanças brotam numerosas e lindas como uma roseira carregada, e haverá dias em que nada floresce dentro de nós, nem sequer um bom pensamento. O remédio é suportar. O remédio é encarar a vida como ela é, e empreender tudo para que ela seja melhor para nós e para todos. O remédio é não viver lamuriando-se como um eterno infeliz por todo mundo abandonado e até por Deus!
Amigo, não aumente o peso de sua vida! Não faça de sua vida um inferno. Descubra a beleza da vida, mesmo que soprem os ventos e mesmo que nem tudo sejam alegrias! Deus te ama do jeito que você é...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.