Pe.Orlando Ricardo Gambi - C.Ss.R.
________________________________________
Há uma doença muito comum entre as pessoas. Sua cura é difícil. É o ciúme, uma doença da alma. é uma coisa que a gente sente dentro de si mesma, difícil de se definir. que mexe com a gente. Que provoca uma reação esquisita. A gente não tem coragem de revelar nem consegue esconder. É uma tristeza irritante de não poder ser estimado por uma pessoa, e de ver esta pessoa estimada por outra.
No fundo, o ciúme é a forma mais requintada do egoísmo. Há pessoas que, por seus predicados físicos e morais, exercem uma atração irresistível. Tudo nelas irradia a mais deliciosa simpatia. Mas a simpatia não obriga a ninguém a achar todo o mundo simpático. Daí pode acontecer, e acontece que, sem mesmo querer, qualquer pessoa simpática pode sentir inibição no trato com determinada pessoa. Independentemente de qualquer aversão ou coisa que lhe valha, pode haver certa distância ou reserva.
A simpatia não é virtude sobrenatural. É um dom natural do qual posso servir-me para uma série de bons serviços. é a graça que transforma a simpatia em bondade do coração. O ciumento não se conforma com este estado de coisas. Ele quer toda a simpatia da pessoa simpática só para si, mesmo não tendo nada de simpático em si, pelo contrário, tendo só defeitos que aborrecem. Mas não se conforma.
Fervendo dentro do coração, começa a tramar, a mexer, a fofocar, a minimizar, a intrigar, a criar enredos, a complicar e a distorcer. E tudo nela se transforma em desespero. Não dorme. Não descansa. Não come. Não ri. Não se comunica com ninguém. Só se irrita contra quem, na sua imaginação doentia, o despreza, e contra todos aqueles que lhe dedicam estima e amizade.
O ciúme é um bicho. Quando entra no coração, devora todos os bons sentimentos; corrói, uma por uma, todas as virtudes, e leva a pessoa aos atos mais ridículos e às atitudes as mais grotescas.O ciúme não é só infantilidade, é uma praga. Psicologicamente o ciumento é um ser destruído, que nada pode edificar. É um vencido. Sem personalidade. O louco tem suas crises, mas o ciumento está sempre em crise. Ninguém é mais cabeçudo e teimoso do que o ciumento.
Já que ninguém é mal sob todos os aspectos, qualquer pessoa sempre tem um grupo de amigos e de admiradores, e com eles faz a sua vida. Mas o ciumento, como se fosse o mais miserável de todos os homens, quer precisamente a amizade daquela pessoa, e não quer que outras pessoas tenham amizade com ela. Odeia-as e persegue-as. Remédio contra o ciúme é uma reflexão séria e madura.
Pense cada um no que deve fazer, para ser estimado, e deixe de ser o que é, para não ficar sem a estima dos outros.
Muitas ironias, muitas palavras picantes que saem da boca, muitos "mas" reticenciados, muitas observações depreciativas que se fazem, as mais das vezes nada mais são do que pontinhas agudas do ciúme que está dentro de nós. Não existe coisa que mais se esconde e não existe coisa que mais aparece do que o ciúme.
Nunca se supervalorize. Não sejam as suas ambições maiores do que os seus desejos, e os seus desejos sejam tão justos que possam merecer-lhe a estima de todos. O amor que nasce do ciúme por um nada se transforma em ódio, e logo o seguirá um cotejo das mais amargas ilusões. Pense nisso e viva a vida feliz, com dignidade. Deus muito te ama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.