Pe.Orlando Ricardo Gambi - C.Ss.R.
________________________________________
O assunto pode não ser muito interessante para certas pessoas, mas se você puder aproveitar um pouco destas palavras, já me sentirei satisfeito.
Deus permita que você nunca seja um caluniador. Ninguém tem motivo suficiente para caluniar. Se nenhum de nós é perfeito, somos todos imperfeitos, devemos uns ajudar aos outros, tratar uns aos outros com compreensão e bondade, em vez de pôr mais carga e mais sofrimentos sobre os ombros de quem não é tão imperfeito ou é mais perfeito do que nós.
O caluniador é um sujeito que pode ser comparado com as hienas: só se alimentam de cadáveres. O caluniador sabe que, caluniado, não ganha nada com sua calúnia, mas quer caluniar. entenda isso quem puder! Nosso povo e, em geral, todo o mundo, deixa-se facilmente levar pela falação, e daí resulta, não raro, uma série de terríveis e de irreparáveis conseqüências.
Desfazer a desgraça de uma calúnia não é a coisa tão fácil, e poucos são aqueles que, depois de caluniar, querem dar-se ao trabalho de se retratar e de reparar os males de sua calúnias.
Muitas moças já perderam seu casamento e muita gente honrada já perdeu seu bom nome na cidade por causa de uma calúnia. Muitos casais já se desentenderam e vivem separados, por causa de calúnia. Muitos operários e trabalhadores já perderam seu trabalho por causa da calúnia. Muitos estão decepcionados dos homens e da sociedade, por causa da calúnia. Muitos já perderam o gosto pela vida e se suicidaram, por causa da calúnia.
Os jornais caluniam, o rádio calunia, a TV. calunia, o cinema calunia, os livros caluniam, o telefone calunia, e cada calúnia que vai pelos ares ou sai em qualquer meio de comunicação não deixa de destruir alguém. Mas, que os meios de comunicação levam a calúnia a todos os cantos do mundo, isso você dificilmente pode evitar. Mas o que não é possível é que você, meu amigo, seja um caluniador.
Tenha dó dos inocentes
Se não quer ser cristão que perdoa, pelo menos não seja desumano, caluniando a quem quer que seja.
Se não podemos contar a todo mundo o mal que os outros fizeram por fraqueza ou levados por circunstâncias, muito menos podemos inventar um mal que ninguém fez e pô-lo sobre os ombros de uma pessoas que não é simpática nem querida!
À primeira vista, parece que o caluniador sempre sai ganhando. Mas é um engano. Já nesta vida, todo o mal que fizermos será cobrado. Nenhum mal ficará impune. Da parte dos homens, pode ser que não aconteça nada ao caluniador, mas sua consciência nunca o deixará em paz.
Uma vez li numa revista que um inocente foi condenado à morte por um crime que não havia praticado. Os juízes condenaram-no levados pelo embuste e pelas mentiras de seus acusadores. Foi executado e sua família ficou sendo mal vista. De repente, apareceu na cidade um louco que andava pelas ruas gritando: "Ele era inocente, ele não tinha culpa, ele não sabia de nada. Eu é que sou o criminoso. Eu é que merecia morrer! Matem-me, por favor, não me deixem viver mais, pois a vida se tornou para mim um inferno!"
Meu amigo, pelo amor de você mesmo e de tudo quanto é sagrado, se você não falar bem de quem quer que seja, pelo menos nunca invente o mal de ninguém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.