FESTA DO DIVINO PAI ETERNO
Todos os anos no primeiro domingo de julho é realizada a festa do DIVINO PAI ETERNO em Trindade-GO.
Nos nove dias que antecedem o domingo da grande festa são celebradas missas, novenas, encontros com jovens, casais, procissões, além de milhares de confissões, batizados e outras cerimônias.
As festividades começam logo cedo, algumas às 04:30 hs e se estendem por todo o dia até a noite.
São milhares de fieis que vem de todas as partes do Brasil e sente-se a preseça de Deus em Trindade.
A devoção ao DIVINO PAI ETERNO inicia por volta de 1840 quando um casal muito religioso, de agricultres, Constantino Xavier e Ana Rosa, acham um belíssimo medalhão de barro com a representação da Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora.
Levam para casa e iniciam com seus familiares uma devoção com a reza do terço principalmente nos finais de semana.
Logo começam acontecer numerosos prodígios, milagres e graças alcançadas. A notícia se espalha e logo muitas pessoas comparecem à casa. O casal manda construir uma capela de folhas de buriti por volta de 1848.
Esta também fica pequena, quando o casal resolve doar um terreno às margens do córrego Barro Preto. Outra capela foi construida em 1876, ficando também pequna para o número de romeiros.
Também madam confeccionar uma réplica da medalha encontrada em tamanho maior e esculpida em madeira. Esta imagem pode ser vista ainda hoje na Igreja Matriz de Trindade, o Santuário Velho, construido em 1912.
Em 1943 o Arcebispo de Goiás, Dom Emanuel Gomes de Oliveira, lança a Pedra Fundamental do novo e atual Santuário que apesar dos esforços só começou a receber os fieis para a novena em 1974.
Vinte anos depois, 1994, iniciou-se a reforma e adequação do espaço para se realmente chamado de Santuário.
Com ajuda dos devotos e muito trabalho, hoje, totalmente reformado está preparado para receber os milhares de fieis e peregrinos.
Em 04 de abril de 2006 o Papa Bento XVI concedeu o título de Basílica Menor ao Santuário. Em 18 de novembro de 2006 se deu a instalação da Sacrossanta Basílica.
É a única Basílica no mundo dedicada ao DIVINO PAI ETERNO.
OS REDENTORISTAS
Chegaram na região em 12 de dezembro de 1894, mas somente em 29 de maio de 1895 assumiram Baro Preto.
Em 1924 fixaram residência em Trindade, e hoje administram a Paróquia com 40 comunidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.