NO BRASIL E NO MUNDO
Estamos presentes nos cinco continentes. Durante cem anos a Ordem permaneceu só na Itália, em três Mosteiros. O ambiente político da época: o josefismo na Áustria, o regalismo antimonástico do Governo Napolitano não favorecia a expansão da Ordem.
Somente em 1830 foi possível a fundação de Viena, de onde saíram duas fundações: 1841, na Bélgica, e 1848, na Holanda. Depois desta época houve um florescimento de vocações e os mosteiros multiplicaram-se em outros países da Europa, das Américas, da Ásia, Austrália e África. As Redentoristas estão presentes em todos os cinco continentes, em 22 países. Iclusive no Brasil, desde 1921.
Primeiro Mosteiro na América do Sul: ITU - SP
As fundadoras do mosteiro de Itu vieram da Bélgica, do Mosteiro de Brujes. Duas jovens brasileiras chamadas à vida religiosa contemplativa redentorista, decidiram generosa e animadamente atravessar os mares para ingressar no Mosteiro Redentorista de Brujes.
A primeira, Helena Lúcia Isnard, residia no Rio de Janeiro e freqüentava a Igreja de Santo Afonso. Helena partiu para Brujes em 1910, não imaginando que onze anos mais tarde, voltaria ao Brasil, como fundadora do Mosteiro de Itu.
A segunda jovem, natural de Minas, de uma família tradicional de Juiz de Fora. Partiu para o mesmo Mosteiro de Brujes dois anos depois. Levava sem dúvida a esperança de regressar ao Brasil, pois sabia que uma parente sua, Ana de Assis, de acordo com o Pe. Gualter , tinha a intenção de fundar um Mosteiro Redentorista em Juiz de Fora - MG.
No final da 1ª Guerra, o casal Isnard, em visita a sua filha Helena, já Ir. Maria Tereza do Menino Jesus, em Brujes, propôs fazer a fundação tão desejada no Brasil.
O Pe. Camilo Van Steene, Superior Provincial dos Redentoristas da Bélgica, e o Pe. Gualter Perriens, de Juiz de Fora - MG, assessoraram com grande interesse e dedicação todas as questões necessárias para a nova fundação. Tendo consultado o Cardeal Guilhermo Van Rossum, receberam seu caloroso estimulo para o empreendimento.
Chegada ao Brasil
Em 14 de Junho de 1921 desembarcou o pequeno grupo no Rio de Janeiro. Estava assim constituído: Superiora, a Ir. Mª Clemente, natural de Lieje e professa de Lovaine; Vice-Superiora, a Ir. Mª Francisca, natural de Tournay, que esteve onze anos em Scala; e as duas Irmãs brasileiras: Ir. Mª Tereza do Menino Jesus e Ir. Mª Luiza do Sagrado Coração de Jesus.
A pequena comunidade instalou-se provisoriamente, na cidade de Vassouras - RJ.
A primeiras candidatas brasileiras foram Teresa Paletta Cerqueira, de Juiz de Fora - MG (Ir. Mª José), Djanira Pinto (Ir. Mª Afonso) e Edith Mendes Pereira (Ir. Mª Geraldo), ambas cariocas.
Permaneceram apenas três anos, nessa casa provisória, mudando para a cidade de Itu - SP, em Fevereiro de 1924, onde permanecem até esta data.
Nossas irmãs trouxeram ao Brasil o mesmo espírito que animava as primeiras Redentoristas de Viena, Bélgica e Holanda.
Durante os primeiros anos de fundação em Itu - SP, receberam a visita do Pe. Patrício Murray, Superior Geral da Congregação Redentorista. Dele escutaram este elogio, que as deixou muito felizes: “POR TODAS AS PARTES DO MUNDO, SOIS AS MESMAS”.
Fiéis a suas raízes, elas procuraram, sem dúvida, adaptar-se também à realidade brasileira. Essa inculturação realizou-se lentamente.
http://www.redemptor.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.