
PE. NICOLAU ANTÔNIO SCHNEIDER CSsR
13 DE JUNHO 1999+
Nasceu o Pe. Schneider em S. José do Maratá - RS, no dia 01 de dezembro de 1915. Era filho de João Pedro Schneider e Elisabeth Steffen. Entrou no seminário de São Leopoldo no dia 28 de fevereiro de 1928, onde fez os estudos básicos. Sentindo o chamado divino, entrou em o Noviciado Redentorista, em Pindamonhangaba SP, no dia 01 de fevereiro de 1934. Um ano depois, dia 02 de fevereiro, fez a primeira profissão religiosa. Estudou Filosofia e Teologia na Alemanha. Voltou para o Brasil para completar os estudos teológicos em Tietê SP.
Aí ordenou-se a 22 de dezembro de 1940.
Começou seu ministério como vigário paroquial na Penha, na cidade de São Paulo. Foi também gerente das Oficinas Gráficas, em Aparecida, passando ao trabalho missionário na comunidade de Araraquara e de Cachoeira do Sul RS. De 1947 até 1950 foi diretor do Seminário Menino Jesus, em Pinheiro Marcado RS. Daí passou para Tietê, onde foi reitor da comunidade e professor de Direito Canônico e de Pastoral. Foi também reitor e pároco na Penha. Transferiu-se para a recém-fundada Vice-Província de Porto Alegre. Aí foi Vice-Provincial, missionário e vigário paroquial.
Foi um fiel e observante redentorista, de convivência muito agradável, atencioso e educado com todos. Eram famosas suas historinhas sempre engraçadas e alegres. Desenvolveu grande atividade na difusão da devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, tendo introduzido a novena perpétua em Porto Alegre.
Escreveu um livro sobre essa devoção. Como devoto da eucaristia, uma de suas palavras derradeiras foi: “A Santa Missa é a última coisa que dispenso.” Pregador talentoso, preparava os sermões e palestras com muito cuidado, e sua memória privilegiada permitia-lhe falar de cor.
Um câncer generalizado maltratou seus últimos dias. Faleceu tranqüilo no dia 13 de junho de 1999, em sua residência, na capital gaúcha, enquanto os confrades rezavam o terço.
(Pe. Víctor Hugo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.