26.06.2009
Redentoristas celebram o bicentenário de nascimento do Beato Pedro Donders, missionário dos doentes mais abandonados no Suriname.
No dia 24 de junho, aconteceu em Tilburg (Países Baixos), nos arredores da casinha onde Pedro Donders nasceu, o Dia Internacional Redentorista, a festa dos 200 anos de nascimento de nosso querido Beato “Pedrinho” (1809-2009). Festa na qual estiveram presentes confrades de diversas nacionalidades. Pe. Joseph W. Tobin, Superior Geral da Congregação e Pe. Jacek Dembek, Consultor Geral, também estiveram presentes.
As festividades começaram com um cafezinho de boas-vindas.
Depois, aconteceu a Solene Eucaristia, presidida pelo Superior Geral, Pe. Tobin. Às 12 horas, foi o almoço e logo depois, uma apresentação sobre a construção do museu em homenagem ao Beato Pedro Donders.
Tivemos, ainda, um tempo para caminhar pelo bosque. Às 14 horas, começou a apresentação de alguns leigos e devotos do Beato, com testemunhos de vida. Após uma pequena pausa, foi realizada a oração das vésperas. Por fim, foi oferecido um lanche e as despedidas.
Partilho com meus confrades da Província do Rio de Janeiro, Missionários Leigos Redentoristas e com todos vocês que visitam o site Provincial, o começo da homilia de nosso Superior Geral.
“Um outro planeta”
“No mês passado, participei de um encontro dos Superiores Redentoristas da América Latina. Entre meus confrades, estava Pe. Vicente, um jovem Superior Provincial do Brasil, que também é o responsável pelos Redentoristas no Suriname.
Ao relatar sobre os confrades que estão neste país, ele falou com grande entusiasmo sobre a missão, mas também frisou como o Suriname diferencia-se do Brasil.
Ele repetiu mais de uma vez: ‘Suriname é um outro planeta’.
(...)Se alguém de um país vizinho toma uma semelhante e forte impressão, podemos imaginar que Paramaribo e Batavia estão distantes anos-luz de Tilburg e do resto da Holanda.
Assim como há 167 anos, quando um jovem padre chamado Pedro Donders pôs os pés em Paramaribo, Suriname permanece uma bonita, mas enstranha paisagem para o visitante”.
Pe. Tobin quis frisar a incomum vocação do Beato Pedro Donders. Por isso, segue com outros seis subtemas:
“Uma vocação incomum”; “Uma exótica maneira de viver?”, “Amor não em palavras e máximas, mas em atos que são verdadeiros”; “Respeito”; “Criatividade” e “A mensagem de ‘Pedrinho’”.
Além de um panorama da reflexão de nosso Superior Geral, partilho também algumas fotos.
Dentre elas, a da “casinha” onde o Beato Pedro Donders nasceu e duas fotos do interior da mesma. Contemple a simplicidade e faça uma oração de agradecimento a Deus.
Fonte: Pe. Ronaldo Sérgio, C.Ss.R. (Suriname)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.