A MISSÃO POPULAR E SUA ORIGEM
( dados históricos - Província de São Paulo )
Pe.LAURO MASSERANI CSsR.
As bênçãos na missão. Celebração da piedade popular.
Santas missões e piedade popular caminham juntos e as bênçãos são a expressão mais perfeita dessa piedade. É através das bênçãos que o povo sabe estabelecer sua comunhão com Deus. É a expressão de seu jeito de ter fé.
Durante o Vaticano Segundo e sobretudo por parte de alguns movimentos, como o concílio de Cristandade, a piedade popular foi ridicularizada, e até mesmo combatida. Rezar o terço, para que ? Água benta, velas, que conscientização trazem ? Para que serve isto para o engajamento político ? para as mudanças das estruturas sociais ? Mesmo entre os elementos do grupo missionário, houve vários colegas que quiseram purificar nossa missão destas tais bênçãos. A missão tem que ser conscientizadora, racional.
As bênçãos em nossas missões seguem as orientações extraordinárias da Evangelli Nuntiandi (1975) das conclusões do conselho Episcopal Latino-americano (1976), Religiosidade Popular en América Latina, e de Puebla, (números 444 a 469).
1. "A religiosidade popular é uma redescoberta. Ela faz parte da opção pelos pobres. Se esta religiosidade popular for bem orientada, mediante sobretudo uma pedagogia de evangelização, ela é algo rico de valores. Ela traduz em si uma certa sede de Deus, que somente os pobres e os simples podem experimentar. Bem orientada, essa religiosidade popular pode vir a ser cada vez mais, para nossas massas populares, um verdadeiro encontro com Deus em Jesus Cristo" Ev. Nuntiandi 48.
2. Como administrar as bênçãos: "Que as bênçãos sejam sempre acompanhadas do anúncio e da explicação da Palavra de Deus, (e quando possível mediante a realização de celebrações comunitárias) e da conveniente explicação do sentido e alcance do Sacramental, afim de evitar qualquer desvio para a magia (amuletos) e se compreenda o sentido pleno da bênção como louvor e ação de graças a Deus e confiança em sua providência". Doc. do Celam - 171.
Conclusões práticas:
a) Abençoar é um modo de agir de Deus e de Jesus Cristo. sua providência sempre transborda de bens sobre os homens.
b) Abençoar é sempre um ato humano de solidariedade, proteção, e o melhor que alguém pode desejar ao outro. Que o outro seja abençoado por Deus: "Assim falou Deus a Moisés e disse: Assim abençoareis os filhos de Israel. Dir-lhes-ei: + Deus te abençoe e te guarde. Deus faça resplandecer seu rosto sobre ti e te conceda a paz."
c) A bênção sempre é dirigida ao homem, e nele ao mundo e às coisas. "Tudo é vosso. Vós sois de Cristo e Cristo é de Deus". 1Cor.3,23
d) As graças recebidas e os sinais usados para as representar, são apenas símbolos. Explicar bem isso. Aqui deve haver uma prudente dessacralização.
e) Toda bênção deve estabelecer um relacionamento com Deus, isto é, um amor filial na sua providência.
f) Toda bênção deve manifestar uma conversão, porque o Deus que abençoa é santo.
g) Toda bênção deve expressar uma libertação humana. Deus abençoa com graça e quer que o homem valorize a si mesmo, cuide de si próprio, se promova, numa palavra, se abençoe também.
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