Espero não estar sendo cansativo, mas a Congregação está em festa e nada mais justo que a divulgação do resumo biográfico de São Clemente bem como, os artigos escritos sobre ele. A seguir um texto do Padre Fábio publicado no site da Província de Goiás:
Neste ano celebramos o centenário de canonização de São Clemente Maria Hofbauer. Ele é considerado o segundo fundador da Congregação Redentorista, por ele a ter levado para além dos Alpes; isto é, por ter assumido o grande desafio de manter vivo o carisma de Santo Afonso além dos domínios do Reino de Nápoles e dos Estados Pontifícios.
Para nós, São Clemente significa muito porque as Províncias de São Paulo, Goiás e Porto Alegre têm suas origens na Alemanha, ou seja, no ramo transalpino ou naquela parte da Congregação iniciada por Clemente. Este santo é exemplo de missionário zeloso e cheio de coragem. "Forte na fé e alegre na esperança" enfrentou adversidades ideológicas dos governos de seu tempo e sofreu com os conflitos internos porque os confrades italianos, em geral, discordavam de suas iniciativas e métodos apostólicos. São Clemente conheceu a dor da perseguição e a amargura dos fracassos. Homem perseverante, não desanimava porque sua força era a Cruz do Redentor.
Em seu tempo, São Clemente teve iniciativas ousadas e métodos inovadores. Conquistou os pobres e pequeninos e, pela palavra, convenceu - convertendo - os intelectuais. Para nós pregadores, deixa a certeza de que o "livro" a ser meditado é a Cruz e que a pregação deve ser preparada de joelhos. São Clemente nos ajuda a compreender que Espiritualidade e Apostolado são inseparáveis e que a pregação une o missionário com a pessoa do Redentor. O redentorista se torna santo no apostolado.
Desejamos que a celebração do Ano Clementino nos leve a um amor mais profundo à pregação e testemunho da Copiosa Redenção em Cristo. Que a experiência de São Clemente desperte em nós o dinamismo apostólico e a coragem para respondermos às urgências pastorais do nosso tempo.
Pe. Fábio Bento da Costa cssr
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.