A MISSÃO POPULAR E SUA ORIGEM
( dados históricos - Província de São Paulo )
Pe.LAURO MASSERANI CSsR.
Redescoberta da missão itinerante.
Na tardia Idade Média volta-se a descobrir a missão itinerante dentro do corpo da cristandade. Os movimentos contestatários, pensemos nos valdenses em Lião. Entre as ordens religiosas inicia o movimento os premonstratenses. Ele se amplia com os franciscanos e dominicanos. As universidades estudam os códigos dos evangelhos, abrem as mentes. Mas existe um problema. Cada proclamação da Palavra que ultrapassa os limites definidos pelo direito eclesiástico, EXTRAORDINÁRIA, "extra-ordinem" e por isso mesmo, suspeita.
A pregação itinerante introduz objetivamente um elemento de ruptura nas estruturas da igreja local. A aparição dos "profissionais da palavra", na sua maioria de formação universitária, causa uma perturbação nas estruturas locais fortemente centralizadas. Imaginemos o terremoto que essas pregações causam diante dos bispos e cônegos, verdadeiros senhores feudais de suas dioceses e paróquias. Somente na França, de 1250 a 1550, fundam-se 800 conventos pertencentes às quatro maiores ordens de pregadores: franciscanos, dominicanos, carmelitas e agostinianos.
Esta situação de conflito e desestabilização entre bispos e grupos itinerantes vai se tornar mais aguda e ao mesmo tempo ter uma solução com a outorga aos franciscanos por Martinho IV do Privilégio de Isenção.1281. Com este privilégio eles podiam pregar e confessar em qualquer parte. Estas ordens, apesar de seus conflitos entre si, sabiam partilhar certos benefícios e privilégios. Conclusão: tornaram-se uma organização paralela a dos bispos e com muitas vantagens. Dependiam diretamente do Papa, tinham a universalidade a seu dispor e a mobilidade. Disponíveis para andar. As paróquias foram aos poucos ficando apenas com a função administrativa e sacramental.
As missões populares e a reforma tridentina .
O Concílio de Trento provocou uma onda de evangelização na Igreja. Os papas e bispos pos-tridentinos souberam aproveitar as missões populares como um instrumento ágil para fazer frente à onda reformadora protestante. Fundaram-se novos institutos ágeis para fazer frente à onda reformadora protestante. Fundaram-se novos institutos missionários e até grupos de padres diocesanos com o intuito de pregar missões afervorando os católicos e defendendo-os das idéias heréticas. São os grupos missionários. Duma pregação missionária individual passou-se para uma ação coletiva. Nesse contexto aparecem os jesuítas e os lazaristas.
Os séculos XVII e XVIII são os séculos de ouro das missões populares. A historiografia mais recente não só o admitem, mas tendem a dar a missão popular um lugar fundamental, amplamente desconhecido, na preservação da fé nos países que permaneceram no catolicismo.
É neste contexto que nasce nossa Congregação do Ssmo. Redentor.
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